Em mulheres que apresentam tumores menores que 5 cm, o mane...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 004 |
Q1685619 Medicina
Uma paciente de 25 anos de idade realizou ultrassonografia por causa de dor em quadrante superior direito. Em virtude da presença de um nódulo hepático não diagnosticado de 7 cm, optou-se por efetuar uma ressonância magnética. O nódulo apresentou sinal hiperintenso em T2, que persiste nas sequências supressoras de gordura.


A respeito desse caso clínico e dos adenomas hepáticos, julgue os itens a seguir. 
Em mulheres que apresentam tumores menores que 5 cm, o manejo inicial consiste em suspender o ACO e fazer seguimento ambulatorial com RM.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

Tema Central: A questão aborda o manejo dos adenomas hepáticos, especialmente em mulheres jovens que apresentam nódulos menores que 5 cm. É necessário compreender a relação entre o uso de anticoncepcionais orais (ACO) e o desenvolvimento de adenomas hepáticos. Além disso, é importante entender as estratégias de acompanhamento e manejo desses nódulos.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa correta é a alternativa C - certo. Em mulheres com adenomas hepáticos menores que 5 cm, o manejo inicial mais apropriado envolve a suspensão do uso de anticoncepcionais orais. Isso ocorre porque os ACOs estão associados ao crescimento de adenomas hepáticos. Portanto, interromper seu uso pode levar à redução do tamanho do adenoma ou impedir seu crescimento.

Além disso, o seguimento ambulatorial com ressonância magnética (RM) é recomendado para monitorar o adenoma e garantir que ele não aumente de tamanho ou desenvolva complicações. A RM é útil porque oferece uma visão detalhada dos tecidos moles, permitindo uma avaliação mais precisa do nódulo hepático.

Análise das Alternativas Incorretas:

Como a questão é do tipo "certo" ou "errado", e considerando que a alternativa C é a correta, a alternativa "E - errado" indicaria que a proposição estava incorreta. No entanto, a proposição apresentada é, de fato, a conduta correta para o manejo inicial de adenomas hepáticos menores que 5 cm em mulheres jovens.

Se houvesse outras alternativas em um contexto típico de múltipla escolha, seria necessário analisar cada uma delas. No entanto, neste caso, a alternativa correta já nos dá a resposta clara baseada em diretrizes clínicas para o manejo de adenomas hepáticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata de um caso clínico envolvendo um nódulo hepático não diagnosticado em uma paciente. O enunciado a ser julgado argumenta que, em mulheres que apresentam tumores menores que 5 cm, o manejo inicial consiste em suspender o Anticoncepcional Oral (ACO) e fazer seguimento ambulatorial com Ressonância Magnética (RM). Isso está correto, visto que a contracepção oral é conhecida por aumentar o risco de adenomas hepáticos, portanto, a suspensão do ACO é geralmente a primeira linha de tratamento em casos de tumores pequenos. A RM é uma ferramenta de diagnóstico poderosa que permite o acompanhamento eficaz desses tumores. No entanto, vale a pena notar que a paciente em questão tem um tumor de 7 cm, portanto, este enfoque terapêutico descrito pode não ser aplicável neste caso específico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo