Com base na Lei n.º 8.429/1992, julgue o item.A improbidade ...
A improbidade administrativa exige, para sua configuração, o dolo, que é a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado na legislação.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
Art. 1º : § 2º Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente
Atos de Improbidade - APENAS DOLO!!!
LEI 8.429\1992: ATOS DE IMPROBIDADES; CONDUTAS DOLOSAS. ( DOLO; QUANDO TEM A INTENÇÃO).
QUADRIX- A ilegalidade sem a presença de dolo que a qualifique não configura ato de improbidade.
CERTO- Para configurar improbidade administrativa tem que ter DOLO!
QUADRIX- O agente público que, culposamente, concorra para a prática de ato improbidade administrativa sofrerá as sanções equivalentes à sua participação.
ERRADO- Apenas dolosamente.
GABARITO: CERTO!
GABARITO: CERTO
LEI 8.429/92 Art. 1º O SISTEMA DE RESPONSABILIZAÇÃO por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.
§ 1º. Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais.
§ 2º. Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente.
§ 3º. O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de
ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.
CESPE / CEBRASPE - 2022 - SEE-PE - Analista em Gestão Educacional - A comprovação de conduta dolosa do agente é exigida para a responsabilização, conforme a Lei de Improbidade Administrativa vigente, inexistindo, portanto, a modalidade culposa de improbidade. Certo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo