Mantendo-se a correção, o verbo que pode ser flexionado em ...
A mítica floresta amazônica vai muito além de um museu geográfico de espécies ameaçadas e representa muito mais do que um simples depósito de carbono. Evoluída nos últimos 50 milhões de anos, a floresta amazônica é o maior parque tecnológico que a Terra já conheceu, porque cada organismo seu, entre trilhões, é uma maravilha de miniaturização e automação. Qualquer apelo que se faça pela valorização da floresta precisa recuperar esse valor intrínseco.
Cada nova iniciativa em defesa da floresta tem trilhado os mesmos caminhos e pressionado as mesmas teclas. Neste comportamento, identificamos o que Einstein definiu como a própria insanidade: “fazer a mesma coisa, de novo, esperando resultados diferentes".
Análises abrangentes mostram numerosas oportunidades para a harmonização dos interesses da sociedade contem- porânea com uma Amazônia viva e vigorosa. Para chegarmos lá, é preciso compenetração, modéstia, dedicação e compromisso com a vida. Com os recursos tecnológicos disponíveis, podemos agregar inteligência à ocupação, otimizando um novo uso do solo, que abra espaço para a reconstrução ecológica da floresta. Podemos também revelar muitos outros segredos ainda bem guardados da resiliente biologia tropical e, com isso, ir muito além de compreender seus mecanismos.
A maioria dos problemas atuais podem se resolver por meio dos diversos princípios que guiam o funcionamento da natureza. Uma lista curta desses princípios, arrolados pela escritora Janine Benyus, constata que a natureza é propelida pela luz solar; utiliza somente a energia de que necessita; recicla todas as coisas; aposta na diversidade; demanda conhecimento local; limita os excessos internamente; e aproveita o poder dos limites.
Adaptado de: NOBRE, Antônio Donato. O Futuro Climático da Amazônia.
Disponível em: www.ccst.inpe.br)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Concordo com a Marcinha :
.
Letra E
.
Expressões partitivas: Quando o sujeito é uma expressão partitiva parte de, uma porção de, o grosso de, o resto de, metade de e outras equivalentes, acompanhadas de um substantivo ou pronome plural, o verbo pode ir para o singular ou para o plural.
.
A maioria dos problemas atuais pode se resolver por meio dos diversos princípios...
A maioria dos problemas atuais podem se resolver por meio dos diversos princípios...
Alguem pode explicar porque nao é a letra C? Para mim a frase estaria correta se colocasse "Ainda existe dentro das folhas, condicoes semelhantes."
Dentro das folhas ainda existem condições semelhantes... (1° parágrafo)
Pegadinha na C: O verbo existir deve concordar com o sujeito (folhas), portanto não é possível flexionar.
Na letra C o sujeito de "existem" é condições semelhantes, por isso não pode ser flexionado. A FCC sempre trás esse tipo de estrutura de frase.
qual o erro da B?
Pelo que aprendi, sujeito composto posposto ao verbo torna o plural facultativo..
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo