A tipologia de autoridade destacada por Weber baseia-se nas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q483054 Administração Geral
A tipologia de autoridade destacada por Weber baseia-se nas fontes e tipos de legitimidade empregados. O autor relacionou três tipos de autoridades legítimas. Quando o exercício da autoridade depende de um quadro administrativo hierarquizado e profissional, “separado” do poder de controle sobre os membros da administração, caracteriza-se o tipo de autoridade denominado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - racional.

Para compreender essa questão, é necessário conhecer a teoria de Max Weber sobre os tipos de autoridade, que se fundamenta nas bases de legitimidade e estrutura da administração nas sociedades. Weber identificou três puros tipos de autoridade legítima, que são:

  • Tradicional: baseada em costumes e crenças estabelecidas.
  • Carismática: baseada na devoção pessoal a um líder.
  • Racional-legal: baseada em regras estabelecidas racionalmente, como é o caso das leis e regulamentos.

A alternativa correta, D - racional, refere-se a este último tipo. Weber descreve a autoridade racional-legal como aquela sustentada por um quadro administrativo hierarquizado e profissional. Este tipo de autoridade é caracterizado pela formalização das atividades através de regras, procedimentos e normas que definem como as tarefas devem ser desempenhadas. Os membros da administração são escolhidos por suas qualificações técnicas e a sua atuação é separada das suas vidas pessoais, seguindo o princípio da impessoalidade. A legitimidade nesse tipo de autoridade vem da crença na legalidade das regras estabelecidas e do direito daqueles que exercem o comando em virtude dessas regras.

Entendendo esses conceitos, fica claro que as demais alternativas não descrevem um sistema hierárquico e profissional "separado" do poder dos membros da administração e, portanto, não são corretas:

  • A - Tradicional está ligada a práticas costumeiras e muitas vezes hereditárias.
  • B - Hierárquica não é um dos tipos puros de autoridade identificados por Weber na sua tipologia.
  • C - Carismática está centrada na personalidade e qualidades extraordinárias de um líder.

Portanto, a compreensão correta do tipo racional-legal de autoridade de Max Weber é essencial para identificar a alternativa correta nesta questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

TRES TIPOS DE AUTORIDADES DE MAX WEBER

TRADICIONAL: surge através dos COSTUME. Como exemplo, temos a dominação, o poder de um pai sobre o resto da família. É costume institucionalizado obedecer ao pai. 

-CARISMÁTICA: surge a partir de um AFETO que o povo nutre por uma pessoa. Este afeto se baseia numa admiração que o povo tem por alguém por acreditar que esta pessoa possui poder heróico, santidade, ou seja ela alguém exemplar a se seguir. Ouvimos sempre a expressão "líderes carismáticos". Estes são facilmente obedecidos por seus fiéis, pois representam ou propõem ideologias que o povo acha conveniente seguir. Como exemplo, Jesus, e até mesmo Hitler ganhou o poder através deste tipo de dominação, fazendo com que o povo alemão nutrisse por ele um afeto, uma ADMIRAÇÃO. 

-RACIONAL: Este é o ápice dos tipos de dominação. Surge pelos INTERESSES. Baseia-se na LEGITIMIDADE e LEGALIDADE das ordens e do direito de mando que os nomeados possuem. Exemplo: O poder de domínio do Estado. 

A dominação legal (racional), ou seja, através das leis. Nessa situação, um grupo de indivíduos se submete a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes. São essas regras que determinam ao mesmo tempo a quem e em que medida as pessoas devem obedecer. A dominação racional-legal se especifica por encontrar legitimidade no direito estatuído de modo racional, com pretensão de ser respeitado pelos membros da associação. O direito racional é um conjunto abstrato de regras a serem aplicadas em casos concretos. A administração racional supõe cuidar dos interesses da associação, nos limites da lei. O soberano está sujeito à lei. Há uma ordem de caráter impessoal. Quem obedece, não obedece à pessoa do soberano, mas obedece ao direito e o faz como membro da associação. O exercício da autoridade racional depende de um quadro administrativo hierarquizado e profissional, "separado" do poder de controle sobre os meios de administração. A administração racional se caracteriza, tipicamente, pela existência de uma burocracia. Correspondem ao tipo de dominação legal não apenas a estrutura moderna do Estado, mas toda organização, empresarial ou não, que disponha de um quadro administrativo hierarquizado. Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAetGYAK/estado-a-dominacao-nos-pressupostos-marx-weber-durkheim

Só são 3 os tipos de autoridade propostos por Weber:

Tradicional, Carismática e Racional-legal, sabendo disso eliminamos logo a B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo