A estimativa de trabalhadores na área de saúde, na Paraíba,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1992931 Medicina
A estimativa de trabalhadores na área de saúde, na Paraíba, é de cerca de 111 mil. No ano de 2022, por ocasião da campanha de vacinação contra influenza, estes trabalhadores foram convocados para atualizarem também, a vacinação contra o sarampo. Na campanha foi utilizada a vacina tríplice viral dos laboratórios Serum Institute of India Ltd e Fiocruz/BioManguinhos.
(Secretaria Estadual de Saúde – Paraíba)
Em relação a vacinação contra o sarampo nas trabalhadoras da saúde gestantes, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a vacinação contra o sarampo em trabalhadoras da saúde gestantes. Este assunto é particularmente importante, pois envolve a segurança tanto da gestante quanto do feto. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é uma vacina atenuada e, por isso, não é indicada durante a gestação devido ao risco teórico ao feto. Conhecimentos sobre protocolos de vacinação e contraindicações em gestantes são cruciais para responder à questão.

Alternativa Correta: D - As trabalhadoras não vacinadas não deverão receber a vacina tríplice viral.

Justificativa da Alternativa Correta:

A vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes devido ao risco potencial para o feto, uma vez que é composta por vírus atenuados. Assim, trabalhadoras da saúde que estejam grávidas e que ainda não tenham sido vacinadas não devem receber a vacina durante a gravidez.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A vacinação contra o sarampo deve ser agendada para o segundo trimestre da gestação.

Esta afirmação está incorreta, pois a vacina tríplice viral não deve ser administrada em nenhum trimestre da gestação devido aos riscos associados a vacinas de vírus atenuados.

B - A vacinação contra o sarampo deve ser agendada para o terceiro trimestre da gestação.

Semelhante à alternativa A, esta afirmação é incorreta. A vacina não deve ser aplicada em gestantes em nenhum momento da gravidez.

C - Caso a trabalhadora seja vacinada inadvertidamente com a vacina tríplice viral é indicado a interrupção da gravidez.

Esta alternativa está errada. Embora a vacinação acidental com a tríplice viral durante a gravidez não seja ideal, não é recomendada a interrupção da gestação por esse motivo. Recomenda-se acompanhamento médico rigoroso.

E - As trabalhadoras com esquema incompleto para o sarampo deverão prontamente ser vacinadas.

Embora importante completar o esquema vacinal, isso não se aplica a trabalhadoras gestantes, por conta da contraindicação já discutida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra D. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tríplice viral não é indicada para gestantes, exceto em casos de surto da doença e com recomendação e supervisão médica. Portanto, as trabalhadoras gestantes não devem receber a vacina tríplice viral na campanha de vacinação contra o sarampo. É importante ressaltar que, em caso de dúvidas ou situações específicas, é sempre recomendado buscar orientação médica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo