Qual das seguintes práticas NÃO é considerada um cuidado es...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra B - Preterir as necessidades emocionais e de afeto das crianças.
Na Educação Infantil, é fundamental assegurar um ambiente que promova o desenvolvimento integral das crianças. Isso envolve atender às suas necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. A questão aborda práticas essenciais de cuidado, e para identificar a alternativa incorreta, é necessário compreender o que se espera de um ambiente educacional voltado para a primeira infância.
O cuidado com as crianças nessa fase vai muito além da supervisão física ou da oferta de alimentação adequada. O desenvolvimento emocional e social é tão importante quanto qualquer outra área. Por isso, a alternativa B é a correta, pois "preterir" significa negligenciar ou dar menos importância, o que não é uma prática aceitável na educação infantil. As necessidades emocionais e de afeto das crianças devem ser atendidas com o mesmo zelo que suas necessidades físicas e de segurança, pois contribuem de forma significativa para o desenvolvimento saudável.
As demais alternativas listam ações que são reconhecidas como essenciais para garantir o bem-estar e desenvolvimento das crianças na educação infantil: A) proporcionar um ambiente seguro e higiênico; C) oferecer uma alimentação balanceada e adequada à idade; e D) garantir momentos para brincadeiras e descanso. Estas práticas estão em consonância com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes, que orientam a oferta de uma educação que assegure a saúde, a nutrição e o lazer das crianças, além de considerar seus aspectos emocionais e afetivos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Preterir as necessidades emocionais e de afeto das crianças.
preterir
verbo
- transitivo direto
- ir além de; superar, ultrapassar.
- "p. os limites do desejável"
- 2.
- transitivo direto
- desprezar (algo ou alguém), em prol de (outra coisa ou outrem).
- "põem nomes em inglês, preterindo o português"
Preterir as necessidades emocionais e de afeto das crianças.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo