São dois tipos de relacionamento todo-parte:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26404 Engenharia de Software
São dois tipos de relacionamento todo-parte:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: A - agregação e composição.

Para entender a resposta correta, é fundamental compreender os conceitos de agregação e composição, ambos relacionamentos todo-parte no contexto de orientação a objetos.

A agregação é um tipo de associação que representa um relacionamento "tem-um" ou "possui-um", no qual um objeto 'todo' pode existir sem suas partes, e as partes podem existir independentemente do todo. Um exemplo clássico é uma equipe de pessoas ("todo") e um indivíduo ("parte"); a equipe ainda existe sem um de seus membros e vice-versa.

A composição é uma forma mais forte de agregação com um relacionamento "parte-de" em que a parte só existe como parte do todo. Se o objeto 'todo' for destruído, então todas as suas partes associadas também serão destruídas. Um exemplo seria uma empresa ("todo") e seu departamento ("parte"); se a empresa deixa de existir, o departamento também deixa.

Essa distinção é relevante no design de sistemas orientados a objetos, onde a escolha entre agregação e composição afeta o ciclo de vida dos objetos envolvidos, bem como a robustez e flexibilidade do design.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

AGREGAÇÃOTipo de relacionamento com características todo-parte, onde existe um grau de coesão entre o todo e as partes menos intenso, podendo haver certo grau de independência entre eles.Um exemplo de Agregação pode ser um piloto, no ato de sua função: O piloto pode existir sem capacete e sem carro; o carro pode existir sem o piloto; o capacete pode existir sem o piloto. Mas, todos juntos, podem formar um suposto conjunto "piloto de corrida".COMPOSIÇÃOTipo de relacionamento com características todo-parte, onde existe um alto grau de coesão entre o todo e as partes, com total grau de dependência entre eles (todo e as partes). Desta forma, se o todo não existir, as partes também não existirão.Um exemplo de composição é a mão:Uma mão é composta por dedos. Os dedos compõem a mão.Não há lógica em existir um dedo sem mão, porém pode-se ter uma mão sem um ou mais dedos
AGREGAÇÃO - Relacionamento todo-parte em que a parte pode existir sem o todo.

Um exemplo é a cardinalidade muitos-para-muitos em BD.

Digamos que a gente tenha uma tabela itens mágicos e outra tabela de personagens. Então os mesmos itens podem estar agregados à lista de itens de vários personagem, mas quando este encerra sua conta no World of Questcraft,  os itens mágicos disponíveis para o mundo virtual não são deletados, apenas o personagem e as referências a quais itens são esses.

Representado na UML pelo simbolo (Diamante Branco):

http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/Default/media/e327e97e-3ec1-4ef0-bdf5-c2582ca397b1/4ji73hl0ohgcbf5hvgnnkss5ck%202.png


COMPOSIÇÃO - Relacionamento todo-parte em que as partes não podem existir fora do todo, isto é, se o todo for destruído elas também serão.

Ainda considerando o World of Questcraft. A classe DadosPessoais do usuário só diz respeito à classe Usuário, então quando essa classe for destruída, as informações pessoais também serão.

Eu acho um pouco parecido com o conceito de Entidade Fraca d

Em UML é representada pelo diamante negro:


http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/Default/media/008e93c0-ed0c-450d-ac3a-8c02e13e78b8/6dqp6aso13b2pa6kjdeo2g0nuf%202.png

São dois tipos de relacionamento todo-parte:

agregação e composição.

agregação é um tipo de associação entre classes na qual é mostrada a relação todo-parte entre as classes. Uma classe é a parte,a outra, o todo.uma empresa é formada por vários departamentos.cada departamento está associado a uma empresa.

Não podemos esquecer da composição, uma forma de agregação, tempo de vida semelhante entre as partes pelo todo. Pode-se afirmar que numa relação de composição só faz sentido existir a parte se houver o todo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo