Dadas as afirmativas sobre as doenças inflamatórias intestin...
I. O sintoma mais comum no momento do diagnóstico da doença de Crohn é a diarreia, seguida por sangramento, perda de peso e dor abdominal. II. A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória intestinal idiopática, que acomete todo o trato digestivo podendo evoluir para diversas complicações como fístulas, estenoses e neoplasia de cólon. III. A retocolite ulcerativa é uma doença infecciosa, de causa desconhecida e afeta, principalmente, a porção distal do intestino delgado e do cólon proximal. IV. Na fase de recidiva dessas doenças, recomenda-se manter o paciente em dieta de consistência líquida, rica em fibras solúveis, e evoluir a consistência, gradativamente, até a redução dos sintomas.
verifica-se que está/ão correta/s
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda o tema das doenças inflamatórias intestinais, focando principalmente na doença de Crohn e na retocolite ulcerativa. Para resolvê-la, é necessário compreender as características clínicas dessas condições, suas complicações e o manejo dietético adequado durante as fases de recidiva.
Alternativa Correta: B - I e II, apenas.
Abaixo, segue a justificativa para cada afirmativa:
I. Correta. A afirmativa I está correta. O sintoma mais comum da doença de Crohn realmente é a diarreia, seguida por sangramento, perda de peso e dor abdominal. Esses sintomas são frequentes e importantes para o diagnóstico clínico.
II. Correta. A afirmativa II também está correta. A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória do trato gastrointestinal de causa idiopática (desconhecida). Ela pode afetar qualquer parte do trato digestivo e é conhecida por complicações como fístulas, estenoses e potencial neoplasia de cólon.
III. Incorreta. A afirmativa III está incorreta. A retocolite ulcerativa não é uma doença infecciosa; é uma doença inflamatória crônica, e ela afeta principalmente o cólon e o reto, não a porção distal do intestino delgado e cólon proximal.
IV. Incorreta. A afirmativa IV está incorreta. Durante a fase de recidiva da doença inflamatória intestinal, a dieta recomendada é de resíduo baixo e pobre em fibras, não rica em fibras solúveis. Isso ajuda a reduzir a irritação intestinal e controlar os sintomas.
Portanto, as alternativas I e II são as únicas corretas, justificando a escolha da alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na minha opinião, I e II estariam corretas. Alguém tem a referência ou sabe o motivo de estar erada a assertiva I?
Dadas as afirmativas sobre as doenças inflamatórias intestinais,
I. O sintoma mais comum no momento do diagnóstico da doença de Crohn é a diarreia, seguida por sangramento, perda de peso e dor abdominal. INCORRETA
Sintomas: a doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subseqüente. Na Doença de Crohn a dor abdominal e a diarréia freqüentemente surgem após as refeições.
FONTE:https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-crohn/
II. A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória intestinal idiopática, que acomete todo o trato digestivo podendo evoluir para diversas complicações como fístulas, estenoses e neoplasia de cólon.
FONTE:https://www.scielo.br/j/ag/a/NT6kjbWjSPkRvkCBRN5Bcgh/
A doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa idiopática (RCUI) são as formas mais comuns das doenças inflamatórias intestinais (DII), que se caracterizam por inflamação crônica do intestino, de etiologia ainda não definitivamente esclarecida
FONTE:https://www.abcd.org.br/sobre-a-doenca-de-crohn/
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve à grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva.
A doença de Crohn é crônica. Não sabemos qual é a sua causa. Os sintomas incluem diarreia e dor abdominal. Abscessos, fístulas internas e externas e obstruções intestinais podem estar presentes.
III. A retocolite ulcerativa é uma doença infecciosa, de causa desconhecida e afeta, principalmente, a porção distal do intestino delgado e do cólon proximal.
INCORRETA . É a inflamação na mucosa do colón, ocorre de maneira continua e a manifestação comum é a diarreia sanguinolenta.
IV. Na fase de recidiva dessas doenças, recomenda-se manter o paciente em dieta de consistência líquida, rica em fibras solúveis, e evoluir a consistência, gradativamente, até a redução dos sintomas. INCORRETA
FONTE:https://abcd.org.br/wp-content/uploads/2020/05/alimentacao_dii_modulife.pdf
Durante o período de atividade inflamatória da doença, a alimentação deve oferecer a quantidade apropriada de energia e proteínas para cada paciente e deve apresentar consistência branda.
verifica-se que está/ão correta/s
A-II, apenas.
B-I e II, apenas.
C-III e IV, apenas.
D-I, III e IV, apenas.
E-I, II, III e IV.
RETOCULITE ULCERATIVA: uma doença
intestinal inflamatória crônica em que o reto e intestino
grosso (cólon) ficam inflamados e ulcerados (com
perfurações ou erosões) causando ataques ou crises de
diarreia com sangue, cólicas abdominais e febre.
CUPPARI, 2019:
I- Retocolite Ulcerativa: manifestação mais comum é a diarreia sanguinolenta
Doença de Crohn: Manifestações predominantes são a diarreia e dor abdominal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo