Em relação aos agregados macroeconômicos e ao sistema de bal...
Em relação aos agregados macroeconômicos e ao sistema de balanço de pagamentos, julgue o próximo item.
Segundo a condição de Marshall-Lerner e considerando-se
os efeitos da curva J, uma depreciação da taxa de câmbio
gera, em curto prazo, aumento das exportações líquidas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"Segundo a condição de Marshall-Lerner e considerando-se os efeitos da curva J, uma depreciação da taxa de câmbio gera,
A condição de Marshall-Lerner postula que o aumento das exportações líquidas, a partir de uma desvalorização cambial, dependerá do volume das exportações e importações ser elástico em relação à taxa de câmbio real.
Por sua vez, a curva J implica que haverá uma queda das exportações líquidas no curto prazo, seguida de uma elevação no longo prazo, após a ocorrência de uma depreciação da taxa de câmbio.
Isso ocorre por causa do custo cambial maior para as importações combinado com a rigidez do volume importado e exportado devido aos contratos preestabelecidos. Ademais, há um fator de rigidez nos volumes transacionados, no curto prazo, relacionado a preferências que levam certo tempo para serem alteradas.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A condição de Marshall-Lerner preconiza que somente haverá uma melhora nas exportações líquidas em resposta a uma depreciação cambial se, e somente se, o volume das exportações e importações for elástico em relação à taxa de câmbio real.
Fonte: https://www.scielo.br/j/neco/a/XLC9VyJz8MHbpjQsXSYM8vh/?format=pdf&lang=pt
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/neco/a/XLC9VyJz8MHbpjQsXSYM8vh/?format=pdf&lang=pt
GABARITO: ERRADO
(ASSUNTO: MACROECONOMIA - AGREGADOS MACROECONÔMICOS)
* Esta é a condição de Marshall-Lerner, segundo a qual, somente haverá uma melhora na balança comercial decorrente de uma desvalorização cambial se, e somente se, o volume das exportações e das importações for elástico em relação à taxa de câmbio real. É esperado, deste modo, que desvalorizações nominais no câmbio provoquem uma melhora no saldo da balança comercial com o aumento das exportações e, destarte, haveria uma ampliação da competitividade dos países no mercado mundial.
* Contudo, o ajuste dos fluxos de comércio pode conter elementos dinâmicos que não conduzem ao ajustamento imediato do saldo da conta corrente. Este efeito de PIORA da conta corrente dos países logo após uma desvalorização nominal do câmbio é conhecido como “Curva J”, em virtude dos efeitos perversos sobre o saldo da conta corrente no curto-prazo e a melhora da posição ao longo do tempo, ou seja, os resultados quando representados graficamente mostram um comportamento semelhante à letra J.
* A PIORA inicial do saldo da conta corrente ocorre devido à rigidez no ajuste de preços e quantidades. De acordo com Krugman e Obstfeld (2001), após a depreciação os valores de importação e exportação ainda refletem os contratos já estipulados com base na antiga taxa de câmbio real, refletindo um aumento no valor das importações em termos do bem doméstico. Além da existência dos contratos de câmbio, a persistência de hábitos e costumes e a defasagem na tomada de decisão dos agentes, são citadas como causas desta deterioração inicial.
https://hotwart.com/concurso-cgdf-2023-financas-e-controle/
Gab. E.
Uma explicaçao sobre a condição de Marshall-Lerner.
Ela é uma teoria que se refere à relação entre as elasticidades-preço das exportações e das importações de um país e seu efeito sobre a balança comercial. A condição de Marshall-Lerner estabelece que, para um país melhorar sua balança comercial, é necessário que a soma das elasticidades-preço das exportações e das importações seja maior que 1.
Em outras palavras, a condição de Marshall-Lerner afirma que, quando um país desvaloriza sua moeda (ou seja, quando há uma queda na taxa de câmbio), a demanda por suas exportações aumenta e a demanda por suas importações diminui, o que, por sua vez, melhora a balança comercial do país.
No entanto, isso só acontece se as elasticidades-preço das exportações e das importações forem elevadas o suficiente. Se as elasticidades-preço forem baixas, a desvalorização da moeda pode não ter um efeito significativo sobre as exportações e importações, o que significa que a balança comercial do país pode não ser afetada.
Portanto, a condição de Marshall-Lerner é importante para entender como a taxa de câmbio afeta a balança comercial de um país e pode ser usada como uma ferramenta para orientar a política econômica relacionada ao câmbio.
Dúvida: Desvalorização cambial e depreciação da taxa de câmbio é a mesma coisa? Ou seriam inversos?
Curto Prazo: Inicialmente, a balança comercial pode piorar. Isso ocorre porque os preços dos contratos de importação e exportação são fixos no curto prazo, e os volumes de comércio não ajustam imediatamente. As importações ficam mais caras em termos de moeda local, enquanto os volumes de exportação não aumentam de imediato.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo