Como o preconceito impacta a vida social de pessoas com def...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2511262 Psicologia
Como o preconceito impacta a vida social de pessoas com deficiência física, de acordo com os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015):  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, caro aluno! Vamos analisar a questão sobre o impacto do preconceito na vida social de pessoas com deficiência física, conforme os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015).

A alternativa correta é a B - Gera sofrimento psicológico e dificulta a exposição pública.

Justificativa da Alternativa Correta:

Os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015) destacam que o preconceito tem efeitos negativos profundos na vida das pessoas com deficiência física. Essas pesquisas indicam que o preconceito gera sofrimento psicológico, como ansiedade, depressão e baixa autoestima. Além disso, o preconceito contribui para a dificuldade na exposição pública, ou seja, as pessoas com deficiência podem evitar situações sociais para não enfrentarem discriminação ou olhares preconceituosos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Promove a aceitação e a integração social.

Esta alternativa está incorreta porque a realidade é oposta: o preconceito não promove aceitação ou integração, mas sim exclusão e marginalização. Os estudos mostram que o preconceito cria barreiras sociais que impedem a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade.

C - Não influencia as relações sociais.

Também incorreta. O preconceito tem um impacto significativo nas relações sociais. Ele pode levar ao isolamento social, à discriminação e à dificuldade de formar e manter relacionamentos significativos, como amigos, colegas de trabalho e até familiares.

D - Contribui para o desenvolvimento da autoestima.

Mais uma alternativa errada. O preconceito afeta negativamente a autoestima das pessoas com deficiência, levando a sentimentos de inferioridade e inadequação. Ao contrário, o preconceito mina a confiança e dificulta o desenvolvimento saudável da autoestima.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e a importância de compreender o impacto do preconceito na vida das pessoas com deficiência física. Se tiver mais dúvidas, estarei à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

Mesmo sem conhecer os estudos citados, a letra B é a única que apresenta um claro aspecto negativo do preconceito sobre a vida social de pessoas com deficiência física.

Os estudos apresentaram que alguns dos aspectos psicológicos percebidos em adultos acometidos por uma deficiência física são: dificuldade de aceitação; sentimento de culpa; vergonha por não conseguir realizar o autocuidado ou por não conseguir realizar o controle das necessidades fisiológicas; sintomas depressivos e de ansiedade; constrangimento sobre a nova aparência física; sentir-se dependente do auxílio de outras pessoas; falta de autonomia.

O preconceito e os estigmas sobre a deficiência física se tornam um obstáculo para a aceitação social, impactando negativamente na criação e na manutenção de vínculos de pessoas deficientes.

.

Fonte: Rev. Psicologia e Saúde. Vol. 13, n.2, 2021

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo