Daniela morava e trabalhava em Teresina, sendo certo que, so...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o domicílio da pessoa incapaz, conforme previsto na legislação civil brasileira. Especificamente, estamos lidando com a situação de uma pessoa interditada, ou seja, alguém que, devido a uma incapacidade, não pode gerir seus próprios bens e sua própria vida, necessitando de um curador.
De acordo com o Art. 76 do Código Civil, o domicílio da pessoa natural pode ser alterado em algumas situações específicas. No caso de pessoas sob curatela, como é a situação de Daniela, o domicílio passa a ser o mesmo do curador. Isso é importante para garantir que a pessoa incapaz receba a proteção e o cuidado necessários, e que haja uma referência clara de onde ela pode ser encontrada para fins legais e administrativos.
Exemplo prático: Imagine que João, um adulto interditado, vivia em São Paulo antes da interdição. Após ser interditado, seu irmão, que vive no Rio de Janeiro, foi nomeado seu curador. O domicílio legal de João passa a ser o do irmão, no Rio de Janeiro, mesmo que João continue fisicamente em São Paulo.
Justificativa da alternativa correta (C): A alternativa correta é a C, que afirma que o domicílio de Daniela é o do seu pai e curador. Isso está em conformidade com o Art. 76 do Código Civil, que estabelece que o domicílio do curatelado é o do curador. Portanto, uma vez que o pai de Daniela foi nomeado curador, o domicílio legal dela segue o do pai.
Explicação das alternativas incorretas:
- A: A afirmação de que o domicílio não se altera com a incapacidade está incorreta, pois a interdição de Daniela e a nomeação de um curador alteram seu domicílio legal.
- B: O domicílio não pode ser simultaneamente o do pai e o da mãe, pois a legislação prevê que será o do curador.
- D: O trabalho não é mais relevante após a interdição, já que a pessoa não tem mais capacidade para gerir suas próprias atividades, e o domicílio passa a ser o do curador.
- E: A ideia de que o domicílio pode ser qualquer local onde for encontrada não é correta, pois o domicílio é fixado legalmente, não aleatoriamente.
Uma possível pegadinha da questão está em pensar que o domicílio anterior ou o vínculo com a cidade onde trabalhava ainda seriam relevantes após a interdição, mas não são mais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Recordando os tipos de domicílio:
Voluntário, se estabelecido por vontade própria;
Legal ou necessário, se imposto por lei, com nos casos do incapaz (o do seu representante), do servidor público (onde exerce suas funções), do militar (onde serve ou a sede do comando em que serve), oficiais e tripulantes da marinha mercante (local de matrícula do navio) e do preso (local de cumprimento da sentença);
Convencional, se escolhido entre as partes, para os efeitos de um contrato específico.
A questão aborda o domicílio Legal ou necessário.
Macete:
TÊM DOMICÍLIO LEGAL:
PIS M2
Preso
Incapaz
Servior Público
Militar
Marítimo
Lembrar de INSEMIMAR o PRESO
INCAPAZ - Representante ou assistente
SERVIDOR PÚBLICO - Exercício das funções permanentes
MILITAR - Onde servir(exército) ou a sede do comando a que se encontrar subordinado
MARÍTIMO - Matrícula do navio
PRESO - Lugar em que cumprir a sentença
Abraço galera concurseira!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo