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Acerca das tecnologias educacionais, julgue o item.
A utilização das tecnologias da informação e comunicação é dispensável para a implementação de uma estratégia didático-pedagógica fundamentada na gamificação.
Gabarito comentado
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A alternativa correta para a questão é E - errado. Vamos entender o porquê.
Tema central da questão:
O tema central da questão é a importância das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto educacional, especialmente quando se trata de estratégias didático-pedagógicas modernas, como a gamificação.
Compreensão do tema:
Para resolver a questão, é importante compreender que a gamificação é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos no processo de aprendizagem. As tecnologias da informação e comunicação são fundamentais nessa abordagem, pois oferecem as ferramentas e os recursos necessários para criar ambientes interativos e dinâmicos.
Justificativa para a alternativa correta:
A opção E - errado é a correta porque a afirmação de que as TICs são "dispensáveis" para a gamificação está equivocada. Na verdade, elas são essenciais, pois sem elas não seria possível implementar muitos dos recursos que tornam a gamificação eficaz, como plataformas digitais, aplicativos de jogos educativos e sistemas de feedback em tempo real.
Análise da alternativa incorreta:
A opção C - certo estaria incorreta, pois aceitar esta opção significaria concordar que as TICs não são necessárias, o que, como vimos, não condiz com a realidade da gamificação.
Em resumo, a chave para responder corretamente esta questão é reconhecer a relevância das TICs na implementação da gamificação como estratégia pedagógica.
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Comentários
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A afirmação "A utilização das tecnologias da informação e comunicação é dispensável para a implementação de uma estratégia didático pedagógica fundamentada na gamificação" é errada. A gamificação, por sua própria natureza, busca simular elementos de jogos em contextos não lúdicos, como a educação. E qual a ferramenta mais poderosa para criar experiências interativas, dinâmicas e envolventes que caracterizam os jogos? As tecnologias da informação e comunicação (TICs). Embora a gamificação possa ser implementada de forma analógica, as TICs ampliam significativamente as possibilidades e os benefícios dessa abordagem pedagógica. Ao integrar elementos de jogos a plataformas digitais, é possível criar experiências de aprendizagem mais ricas, engajadoras e eficazes, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o século XXI.
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