Os estudos mais recentes sobre currículo (final do séc. XX e...
Marque a alternativa que representa o pensamento de Paulo Freire com relação ao currículo humanista clássico.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Sua condição clássica não dialoga com o cotidiano da classe popular.
Para entender a alternativa correta, é fundamental compreender a visão de Paulo Freire sobre educação. Freire criticava o modelo de educação bancária, onde o conhecimento é depositado pelo educador no educando, sem um processo dialógico e crítico. Ele defendia uma educação problematizadora, que considera a realidade do aluno e promove a sua conscientização, permitindo que o educando se torne um sujeito ativo na construção de seu conhecimento e na transformação da sociedade.
O currículo humanista clássico, muitas vezes, está descolado das vivências das classes populares. Ele tende a valorizar um conjunto de conhecimentos que não necessariamente dialoga com as experiências e a realidade desses alunos, não contribuindo efetivamente para a sua emancipação social e política. O que Freire defende é um currículo que esteja em constante interação com as vivências dos alunos, promovendo uma educação que seja relevante e significativa para suas vidas e que possa impulsionar a transformação social, alinhado com a pedagogia crítica.
A justificativa para a correta da alternativa B está no fato de que Paulo Freire acreditava que a educação deveria estar atrelada à realidade dos alunos, especialmente os de classe popular, para que tivesse relevância e impacto em suas vidas. O currículo humanista clássico, ao contrário, muitas vezes se mantém alheio às questões cotidianas dessa parcela da população, não atendendo às suas especificidades e necessidades.
As demais alternativas não refletem adequadamente a visão freireana sobre educação e currículo:
- Alternativa A sugere uma unificação que Freire não proporia sem considerar a diversidade dos contextos de aprendizagem.
- Alternativa C confunde o humanismo com humanitarismo, que são conceitos distintos.
- Alternativa D reduz o currículo erudito às questões básicas, o que não contempla a complexidade do debate curricular na perspectiva freireana.
Assim, ao compreender o pensamento de Paulo Freire, fica evidente que um currículo que não dialoga com a realidade dos alunos, especialmente os da classe popular, é limitado e não contribui para a sua formação crítica e para a democratização da educação, como proposto pelo educador.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Percebam que a questão pede uma resposta negativa, pois o enunciado deixa claro que Paulo Freire faz uma crítica ao modelo humanista. Assim sendo, "sua condição clássica não dialoga com o cotidiano da classe popular."
É importante saber a teoria, mas com um pouco de técnica também se consegue resolver as questões. É preciso analisar o que a questão está querendo.
Letra B alternativa correta, sua condição popular não dialoga com a classe popular.
Palavra chave da questão é contrapondo, contrapondo ao pensamento de Paulo Freire.
LETRA B ALTERNATIVA CORRETA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo