De acordo com seus conhecimentos a respeito da Reforma Prote...
COLUNA A
1 – Henrique VIII
2 – João Calvino
3 – Martinho Lutero
COLUNA B
( ) Criou uma igreja inicialmente sem grandes modificações em termos de doutrina e culto comparativamente à católica, mas a idéia de igreja nacional e de catolicismo sem Roma teve em sua ação maior expressão que nos demais países – tornou-se chefe supremo desta igreja através da aprovação pelo Parlamento do “Ato de Supremacia” (1534).
( ) Condenou a venda de indulgências (perdão dos pecados), pois acreditava que a salvação da alma resultava da fé e que as boas obras em nada influíam para a salvação.
( ) Pregava o rigor da disciplina, a valorização moral do trabalho e da poupança, oferecendo aos setores burgueses uma justificativa religiosa sólida a suas atividades.
( ) Negou o ato da transubstanciação (transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo), sugerindo que a mesma fosse vista apenas como a bênção sagrada do pão e do vinho, que ele chamou de consubstanciação.
( ) Se mostrou favorável a livre interpretação da Bíblia, a uma igreja nacional livre da hierarquia romana, o celibato dos padres desapareceria, haveria apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Henrique VIII: Criou uma igreja inicialmente sem grandes modificações em termos de doutrina e culto comparativamente à católica; contudo, sua maior expressão foi a ideia de igreja nacional e de catolicismo sem Roma, tornando-se chefe supremo desta igreja através da aprovação pelo Parlamento do “Ato de Supremacia” em 1534.
Martinho Lutero: Condenou a venda de indulgências (perdão dos pecados), defendendo que a salvação da alma é alcançada pela fé, e que as boas obras por si só não influenciam na salvação. Além disso, negou o ato da transubstanciação, sugerindo que a Eucaristia fosse vista apenas como a bênção sagrada do pão e do vinho, a qual ele chamou de consubstanciação. Defendeu também a livre interpretação da Bíblia, uma igreja nacional livre da hierarquia romana, a extinção do celibato dos padres, e a prática de apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.
João Calvino: Pregava o rigor da disciplina, a valorização moral do trabalho e da poupança, oferecendo aos setores burgueses uma justificativa religiosa sólida para suas atividades. Era conhecido por sua doutrina da predestinação e por estabelecer uma teocracia em Genebra.
Com base nas informações acima, a alternativa correta é a D, que estabelece a seguinte sequência:
- 1 – Henrique VIII corresponde à criação de uma igreja nacional e ao Ato de Supremacia.
- 3 – Martinho Lutero está ligado à condenação da venda de indulgências e ao conceito de consubstanciação, bem como à livre interpretação da Bíblia e mudanças na estrutura da Igreja.
- 2 – João Calvino defendia a disciplina, a valorização do trabalho e da poupança, além de pregar a predestinação.
Portanto, a correspondência correta é:
1 – Criou uma igreja nacional (Henrique VIII)
3 – Condenou a venda de indulgências (Martinho Lutero)
2 – Pregava o rigor da disciplina (João Calvino)
3 – Negou o ato da transubstanciação (Martinho Lutero)
3 – Se mostrou favorável a livre interpretação da Bíblia (Martinho Lutero)
Assim, a sequência correta é D - 1, 3, 2, 3, 3.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1, 3, 2, 3, 3
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo