Uma das fases do tratamento de águas industriais tem por f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q195643 Meio Ambiente
Uma das fases do tratamento de águas industriais tem por finalidade a remoção dos sais catiônicos, de cálcio e magnésio determinantes da “dureza" da água. Nessa fase, a água “dura" passa por leito de resina catiônica, e os íons de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) são permutados por íons sódio (Na). Como se denomina essa fase?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Abrandamento.

A questão aborda uma das fases do tratamento de águas industriais, especificamente o processo de remoção dos sais catiônicos de cálcio e magnésio. Esses sais são responsáveis pela "dureza" da água. Vamos entender melhor esse conceito e a justificativa para a alternativa correta.

No tratamento de água, a "dureza" refere-se à dureza total, que é a concentração de íons de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) na água. Esses íons podem causar problemas como a formação de incrustações em tubulações e equipamentos industriais.

O ablandamento é o processo utilizado para remover esses íons e, assim, reduzir a dureza da água. Especificamente, o processo descrito na questão é conhecido como troca iônica, onde a água "dura" passa por um leito de resina catiônica. Nessas resinas, os íons de cálcio e magnésio são substituídos por íons sódio (Na+).

Agora, vamos justificar por que a alternativa D está correta:

Abrandamento: Essa fase do tratamento de água é chamada de abrandamento porque, ao permutar os íons de cálcio e magnésio por íons sódio, a dureza da água é reduzida. Este processo é essencial para evitar os problemas associados à água "dura" em sistemas industriais.

Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:

A - Decantação: A decantação é um processo de separação de sólidos suspensos na água, que ocorre pela sedimentação. Não está relacionada à remoção de íons de cálcio e magnésio.

B - Filtração: A filtração é um processo físico de remoção de partículas sólidas da água, utilizando um meio poroso. Também não remove íons que causam a dureza.

C - Floculação: A floculação envolve a adição de agentes que aglomeram partículas finas em flocos maiores, facilitando a remoção por sedimentação ou filtração. Não tem relação direta com a remoção de íons de cálcio e magnésio.

E - Flotação: A flotação é um processo de separação de partículas sólidas da água, onde essas partículas são levadas à superfície por bolhas de ar. Novamente, não atua na remoção de íons de cálcio e magnésio.

Portanto, a alternativa D - Abrandamento é a correta, pois descreve exatamente o processo de troca iônica para remover os íons responsáveis pela dureza da água.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Abrandamento por precipitação química 
“A água também pode ser abrandada, embora não totalmente, por processos químicos como tratamento com cal Ca(OH)2 e barrilha (Na2CO3) também chamado “cal sodada” ou fosfatos. Estes processos são usados quando a dureza da água é excessivamente elevada e não se encontra nenhuma outra fonte de água de melhor qualidade”, garante Douglas Silveira Moraes, gerente de produtos da TechFilter. 
Neste caso, o processo se dá por adição de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na2CO3). A cal é utilizada para elevar o pH da água fornecendo a alcalinidade necessária, enquanto o carbonato de sódio pode fornecer a alcalinidade para a reação e também os íons carbonato necessários.

Abrandamento por troca iônica
“Este método consiste em fazer a água atravessar uma resina catiônica que captura os íons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por íons que formarão compostos solúveis e não prejudiciais ao homem, tais como o Na+. As resinas possuem limites para a troca iônica, ficando saturadas de Ca2+ e Mg2+. Esta saturação recebe o nome de ciclo. Após, completado o ciclo, deve ser feita a regeneração da resina, que acontece com a adição de solução de cloreto de sódio (NaCl)”, explica Alberto Abrikian da Ecosan. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo