De acordo com o texto: “O Sistema de Proteção Social Brasile...
De acordo com o texto: “O Sistema de Proteção Social Brasileiro, Política de Assistência Social e a Atenção à Família”, de Izabel Cronemberger e Solange Teixeira, “os sistemas de proteção social geridos, administrados e financiados pelo Estado, que emergiram no final do século XIX e consolidaram-se no pós-guerra, assumem as funções de reprodução social, sendo analisado por Heller (1987), como um processo de disfuncionalização da família, em que o Estado ocupa-se de tudo, mas isso não tem significado, que este lhe subtrai deveres que antigamente lhe eram próprios, mas que se torna um de seus interlocutores e ao mesmo tempo um parceiro forte. Diante disso, marque a alternativa que conceitua proteção social:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A questão aborda o conceito de proteção social no contexto das políticas públicas e assistência social. Este é um tema fundamental no estudo do serviço social, especialmente no que se refere às obrigações do Estado em relação aos seus cidadãos.
A proteção social refere-se às formas institucionalizadas que as sociedades criam para proteger seus membros de riscos sociais ou vicissitudes da vida. Isso inclui desde a previdência social até serviços de assistência e benefícios, que são adaptados conforme as necessidades e possibilidades de cada sociedade.
De acordo com a literatura, como a apresentada por Izabel Cronemberger e Solange Teixeira, a proteção social se configura como um mecanismo pelo qual o Estado assume parte das responsabilidades que anteriormente eram exclusivas da família. Assim, a alternativa A é a correta, pois descreve a proteção social como aquelas formas institucionalizadas de proteção, variando conforme o contexto histórico e cultural.
Análise das alternativas incorretas:
B: A alternativa B sugere que a proteção social não pode ser conceituada, o que é incorreto. Embora as formas de proteção possam variar, o conceito em si é definido e reconhecido academicamente.
C: A alternativa C limita a proteção social a períodos de crise. No entanto, a proteção social visa também a promoção de bem-estar contínuo, não apenas em situações de emergência.
D: A alternativa D reduz a proteção social a intervenções públicas para administrar riscos, ignorando outros aspectos, como a distribuição de benefícios e serviços que visam o bem-estar social.
E: A alternativa E faz uma associação parcial ao mencionar somente serviços para enfrentar privação e risco, sem incluir a amplitude do conceito que envolve também a prevenção e a promoção de direitos.
Ao analisar questões como esta, é importante identificar palavras-chave e relacioná-las ao conceito central da questão. Além disso, entender que a proteção social é ampla e multifacetada ajuda a descartar alternativas que apresentam visões limitadas ou imprecisas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo