A cultura organizacional não é algo palpável que se possa to...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Administrador |
Q625335 Administração Geral

A cultura organizacional não é algo palpável que se possa tocar. Ela é percebida ou observada em si mesma, mas por meios de seus efeitos e consequências. Nesse sentido, lembra um iceberg. Na parte superior que está acima do nível da água estão aspectos visíveis e superficiais que se observam nas organizações e que são decorrentes de sua cultura. Na parte submersa estão os aspectos invisíveis e profundos, cuja observação ou percepção é mais difícil. Nessa parte estão as decorrências e aspectos psicológicos e sociológicos da cultura (CHIANENATO, 2005).

Quando o autor menciona parte superior do iceberg, ele se refere a:

I. estrutura organizacional;

II. políticas e diretrizes de pessoal;

III. padrões e influência do poder;

IV. métodos e procedimentos do trabalho;

V. percepções e atitudes das pessoas.

Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - I, II e IV

Vamos entender melhor o conceito de cultura organizacional, que é um tema bastante relevante em Gestão Estratégica. A cultura organizacional pode ser comparada a um iceberg, onde a parte visível e superficial representa os aspectos mais facilmente observáveis e a parte submersa representa os elementos mais profundos e difíceis de observar.

Quando Chiavenato menciona a parte superior do iceberg, ele está justamente se referindo aos elementos visíveis da cultura organizacional. Esses elementos são facilmente percebidos na estrutura e nas práticas da organização. São eles:

I. Estrutura organizacional: Refere-se à maneira como a empresa está organizada, hierarquia, divisão de departamentos, entre outros. É algo claramente visível para todos os membros da organização e até mesmo para pessoas externas.

II. Políticas e diretrizes de pessoal: Envolvem as normas e procedimentos que orientam a gestão de pessoas na organização, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, entre outros. Esses aspectos são formalizados e de fácil observação.

IV. Métodos e procedimentos do trabalho: Diz respeito à forma como as tarefas são realizadas, os processos estabelecidos, as tecnologias utilizadas e as rotinas de trabalho. Esses métodos são tangíveis e observáveis no dia a dia da organização.

Os outros itens mencionados na questão referem-se a aspectos mais profundos e difíceis de observar, que estão na parte submersa do iceberg:

III. Padrões e influência do poder: Relacionam-se a como o poder é distribuído e exercido dentro da organização, o que nem sempre é claramente visível.

V. Percepções e atitudes das pessoas: Dizem respeito às crenças, valores, sentimentos e atitudes dos indivíduos, que são aspectos mais subjetivos e internos.

Portanto, as afirmativas I, II e IV estão de acordo com a parte visível da cultura organizacional mencionada por Chiavenato, justificando assim a alternativa correta: A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A: 2.1 Aspectos formais e abertos x aspectos informais e fechados = Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem as políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura e tecnologia adotada. Os aspectos informais envolvem as percepções, sentimentos, atitudes, valores e interações grupais 

Fonte: (RIBAS, 2014)

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.

 

Segundo Chiavenato ela pode ser comparada a um iceberg porque nela existem várias camadas e quanto mais aprofundamos estes níveis tanto maior é a dificuldade de alterá-los.

 

A parte de cima do iceberg constitui a parte visível, ou seja, representa os aspectos formais da organização. Já a parte oculta nas aguas representa os aspectos informais, aqueles que estão fora da visão das pessoas.

Componentes visíveis do iceberg da cultura organizacional:

- Estrutura organizacional.

-Títulos e descrições de cargos.

(...)

-Políticas e diretrizes de pessoal.

-Métodos e procedimentos de trabalho.

-Medidas de produtividade física e financeira.

Iceberg da cultura organizacional

Parte superior - aspectos visíveis que são observados nas organizações e q são decorrências da sua cultura, são orientados para aspectos operacionais e de tarefas, como políticas de gestão de pessoas.

Parte inferior - aspectos invisíveis e profundos, cuja observação ou percepção é mais difícil, como os aspectos psicológicos e sociológicos da cultura.

Na parte superior (componentes visíveis) do iceberg da cultura organizacional estão:

  • - Estrutura organizacional.
  • -Títulos e descrições de cargos.
  • -Objetivos e estratégias.
  • -Tecnologia e práticas operacionais.
  • -Políticas e diretrizes de pessoal.
  • -Métodos e procedimentos de trabalho.
  • -Medidas de produtividade física e financeira.

Já na parte inferior (componentes invisíveis) do iceberg da cultura organizacional estão:

  • -Valores e expectativas.
  • -Padrões de poder e de influenciação.
  • -Percepções e atitudes das pessoas.
  • -Sentimentos grupais.
  • -Normas dos grupos
  • -Padrões de interações informais.
  • -Relações afetivas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo