Leia o trecho a seguir, extraído do relato de uma experiênci...
Leia o trecho a seguir, extraído do relato de uma experiência realizada no Município de Cubatão, no Estado de São Paulo.
Micael era uma criança que estava descobrindo as possibilidades do mundo e, nesses encontros, testava as coisas e as pessoas. Ao tentar comunicar-se, muitas vezes não era compreendido, gerando ansiedade entre ele e seus interlocutores. Quando não conseguia se fazer entender, acabava por demonstrar isso fisicamente, o que ocasionava episódios em que usava a força.
No decorrer do ano letivo, mudamos o foco do atendimento com Micael. Durante esse processo, acreditamos que não só o estudante, mas também nós, seus educadores, crescemos. O trabalho instaurado visou a mudança de atitudes dos agentes que estavam envolvidos no cotidiano escolar. Mudando a forma de se relacionar, foi possível conquistar avanços.
Muitos gostariam de ouvir que hoje o Micael é um menino totalmente “transformado” e está como o padrão escolar deseja. Mas isso não é verdade. Afinal, somos únicos e é isso que nos caracteriza como seres humanos. Foram muitas conquistas que, justamente por não caminharem no sentido da homogeneização, desanimam alguns educadores e revigoram outros e, é nestes colegas, que sentimos o apoio necessário para continuar no caminho inclusivo.
Educadoras mudam postura para incluir criança com autismo.
Relato de Experiência. Plataforma Digital Diversa. Instituto Rodrigo Mendes. 2016.
Com base no relato acima, para caminhar no sentido da educação inclusiva, assinale a opção que apresenta a estratégia pedagógica adequada.