Ulrich Beck (2011) argumenta sobre as consequências do desen...
Ulrich Beck (2011) argumenta sobre as consequências do desenvolvimento produtivo em escala global para a vida de plantas, animais e seres humanos. Como ele denomina essa forma social da atual modernidade?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos entender melhor essa questão sobre Ulrich Beck e a sociedade de risco.
A alternativa correta é a D - Sociedade de risco.
Ulrich Beck é conhecido por desenvolver o conceito de "sociedade de risco", que se refere às consequências do desenvolvimento produtivo em escala global. Segundo Beck, a modernidade atual trouxe um conjunto de riscos e incertezas que afetam a vida de plantas, animais e seres humanos. Esses riscos provêm de processos como a industrialização, globalização e avanços tecnológicos, que, embora tragam benefícios, também geram ameaças e perigos que antes não existiam.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Sociedade em rede: Esse conceito é associado a Manuel Castells, que descreve uma nova forma de organização social e econômica baseada em redes de informação e comunicação. Não é o conceito de Ulrich Beck.
B - Modernidade líquida: Este termo é cunhado por Zygmunt Bauman e descreve uma sociedade em constante mudança, onde as relações e instituições são mais fluidas e temporárias. Não é o termo que Beck utiliza para descrever as consequências do desenvolvimento produtivo em escala global.
C - Biopolítica do poder: Esse conceito é atribuído a Michel Foucault e se refere às formas de exercício do poder sobre a vida. Embora relevante para discussões sobre controle e governança, não é o foco da teoria de Beck sobre a modernidade.
E - Metamodernidade: Esse é um conceito mais recente que tenta descrever um novo paradigma cultural e filosófico após a pós-modernidade. Não se relaciona diretamente com as ideias de Beck sobre a sociedade de risco.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas! Ulrich Beck nos alerta sobre os múltiplos riscos que a modernidade cria, incentivando-nos a refletir sobre os impactos de nossas ações no mundo globalizado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ulrich Beck, em sua obra "A Sociedade do Risco: Rumo a uma outra modernidade" (2011), introduz o conceito de "sociedade do risco" para descrever a forma social da modernidade contemporânea. Nessa sociedade, as consequências do desenvolvimento produtivo em escala global são caracterizadas pela incerteza e pela imprevisibilidade dos riscos que afetam não apenas os seres humanos, mas também as plantas e os animais. Beck argumenta que os avanços tecnológicos e econômicos têm gerado novos riscos globais que transcendem fronteiras nacionais e impactam de forma significativa a vida em diferentes níveis da biosfera.
Sociedade de risco é um termo usado para descrever a maneira pela qual a sociedade moderna se organiza em resposta ao risco. O termo foi criado pelo sociólogo alemão Ulrich Beck em seu livro Risikogesellschaft onde coloca as origens e as consequências da degradação ambiental no centro da sociedade moderna.
Resposta: D
A Sociedade do Risco, denominada por Ulrich Beck, dispõe que são as ações humanas que colocam em risco a existência do planeta e da própria espécie. A geografia denomina de antropoceno a fase em que o homem conquistou a centralidade nesta era geográfica.
Obviamente que essa tese é refutada, pois contraria os interesses da lógica instrumental capitalista, que transformou o consumo desenfreado na maior fonte de felicidade contemporânea, associada à ascensão do individualismo (Modernidade Líquida - Bauman)
Salve, Ale Lopes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo