Segundo Chiavenato (2010), a avaliação da função de Gestão ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1825161 Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato (2010), a avaliação da função de Gestão de Pessoas é uma revisão sistemática e formal desenhada para medir custos e benefícios do programa global de Gestão de Pessoas e comparar sua eficiência e eficácia atual com o desempenho passado, com o desempenho em outras organizações comparáveis e sua contribuição para o objetivo da organização. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo. I. Os critérios de avaliação podem ser agrupados em medidas de desempenho, medidas de adequação, medidas de satisfação dos funcionários e medidas indiretas de desempenho dos funcionários. II. As duas abordagens mais importantes em avaliação da gestão de pessoas são: a avaliação por listas de verificação e por critérios estatísticos. III. A abordagem estatística é mais sofisticada do que as listagens de verificação, pois permite comparar cada unidade com seu desempenho passado ou com algum padrão de medida. Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a avaliação da Gestão de Pessoas. Neste caso, julguemos a validade das afirmativas, indicado a alternativa que contém a sequência das afirmativas corretas.

Os critérios de avaliação podem ser assim agrupados:

  • Medidas de desempenho
  • Medidas de adequação
  • Medidas de satisfação dos funcionários
  • Medidas indiretas de desempenho dos funcionários
  • Rotatividade: índice de rotatividade por área e por tempo.
  • Absenteísmo: índice de ausências voluntárias por área e por tempo.
  • Índices de desperdício: como baixos resultados, índice de manutenção de máquinas e equipamentos, horas perdidas de produção
  • Índices de qualidade e produtividade: por área e no total da empresa. • Número de funcionários que solicitam transferência ou desligamento.
  • Número de reclamações por área e no total da empresa.
  • Índices de acidentes e questões de segurança física.
  • Número de sugestões de melhora: média por colaborador, por área, por tempo e no total da empresa.

As duas abordagens mais importantes em avaliação da gestão de pessoas são: a avaliação por listas de verificação e por critérios estatísticos, segundo o professor Chiavenato (2014, p.468). Sendo que cada um delas consiste no seguinte:

  • Avaliação por listagens de verificação (checklists): consiste em analisar as políticas e práticas de GP por meio de uma listagem de verificação das atividades desenvolvidas. As listas de verificação (checklists) são muito utilizadas por consultores para analisar a função de GP das organizações.

  • Abordagens estatísticas de avaliação: a abordagem estatística é mais sofisticada do que as listagens de verificação, pois permite comparar cada unidade com seu desempenho passado ou com algum padrão de medida. Os fatores quantitativos nem sempre explicam ou avaliam as coisas por si mesmos. Contudo, as estatísticas permitem indicar quando algo precisa ser analisado para avaliar os problemas detectados.

Concluímos que todas as afirmativas estão corretas, por isso a alternativa "C" é a correta.

GABARITO: C

Fonte:

Chiavenato, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

Desde quando a avaliação por listas de verificação é a mais importante?

Também queria saber!

É um método tradicional e de pouca profundidade.

JUNTO COMIGO: Para IBFC As duas abordagens mais importantes em avaliação da gestão de pessoas são: a avaliação por listas de verificação e por critérios estatísticos

O cara comenta a questão usando uma letra transparente

Ta de brincadeira

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo