Problemas na organização do trabalho podem gerar sofrimento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2015 - FUB - Médico - Trabalho |
Q499056 Segurança e Saúde no Trabalho
Problemas na organização do trabalho podem gerar sofrimento mental. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

Quanto ao nexo causal, a síndrome de Bournout pode ser corretamente identificada no grupo II da classificação de Schilling.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

Para compreender essa questão, é fundamental conhecer a relação entre distúrbios mentais relacionados ao trabalho e suas classificações. A síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um estado de esgotamento físico, emocional e mental causado por estresse prolongado e excessivo no trabalho.

Na classificação de Schilling, que é utilizada para identificar a relação entre trabalho e doenças, as doenças são divididas em três grupos:

  • Grupo I: Doenças que têm o trabalho como causa necessária.
  • Grupo II: Doenças para as quais o trabalho é um fator contribuinte, mas não exclusivo.
  • Grupo III: Doenças em que o trabalho pode ser um fator agravante.

A síndrome de Burnout se encaixa no Grupo II da classificação de Schilling, pois o trabalho atua como um fator significativo para o desenvolvimento dessa condição, mas não é a única causa. Outros fatores pessoais e sociais também podem contribuir para o surgimento do Burnout.

Com isso, a escolha da alternativa C - certo está correta, pois identifica adequadamente a relação da síndrome de Burnout com o grupo II desta classificação.

Não há alternativas incorretas nesta questão, pois é uma sentença para ser julgada como correta ou incorreta. No entanto, se a opção fosse "errado", seria uma interpretação equivocada do posicionamento da síndrome de Burnout na classificação de Schilling.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Havendo evidências epidemiológicas da incidência da síndrome em determinados grupos ocupacionais, sua ocorrência poderá ser classificada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling.

http://ambinternatomedtrabtub.blogspot.com.br/2011/12/sindrome-de-burn-out.html

O Ministério da Saúde , no ano de 2001, passou a adotar a classificação proposta por Schilling para o diagnóstico das doenças relacionadas ao trabalho. O autor citado propõem a seguinte classificação:

Doenças de Tipo I: Trabalho é causa necessária para o surgimento da doença;

OBS: segundo o autor, somente essas doenças podem de fato serem consideradas doenças ocupacionais.

Doenças do Tipo II: Trabalho como fator contributivo, mas não necessário;

Doenças do Tipo III:Trabalho como provocador de distúrbios latentes ou como um agravador de doença já estabelecida;

A Síndrome de Burnout (que em inglês significa esgotar-se) é um estado psicológico que causa bastante sofrimento e angústia, podendo ser sentido por um trabalhador após ficar muito tempo no ambiente de trabalho. Ou seja, o ESGOTAMENTO EMOCIONAL que pode surgir com o trabalho.

Assim, podemos considerar a assertiva como CORRETA, pois embora o Bournout possa surgir em decorrência do trabalho, este não se mostra como fator imprescindível para o seu desenvolvimento, podendo surgir por conta de outros fatores, por exemplo: Família, estudos etc.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo