De acordo com Margarida Basílio, chamamos de mudança de clas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2797144 Português

TEXTO IV

Aulas com pipas!


Papagaio, pandorga, arraia, cafifa ou, simplesmente, pipa. Não importa o nome que receba esse brinquedo, feito com varetas de madeira leve, papel fino e linha: qualquer pessoa tem tudo para se encantar com ele! Pudera: colocar uma pipa para bailar no ar é a maior diversão! E sabia que, na sala de aula, a pipa tem muito a ensinar?

Nas aulas de português, as pipas inspiravam poesias e redações e a professora de história aproveitava para, obviamente, falar um pouco sobre a história das pipas. Quer saber o resultado de tanta integração? Excelentes notas no final do ano e um grande festival de pipas para comemorar!

Ah! E se você há muito tempo gosta de soltar papagaios por aí, responda depressa: está tomando os cuidados necessários para não sofrer um acidente?

Então, anote algumas dicas: nunca use cerol uma mistura de cola e vidro moído, extremamente cortante e perigosa e procure soltar suas pipas em lugares apropriados, longe de fios elétricos.


Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2194. Acesso em: 22 nov. 2004. (Adaptação).

De acordo com Margarida Basílio, chamamos de mudança de classe a formação de palavras de uma classe a partir de palavras de outra classe, efetuando-se, fundamentalmente, através de processos morfológicos de derivação. Tal mudança, para alguns autores, é um dos critérios que definem a derivação em oposição à flexão.


Considerando a afirmação da autora citada, pode-se concluir que o vocábulo resultante de mudança de classe é

Alternativas