Leia o trecho a seguir. “Os casos de dengue no Brasil já su...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541238 Saúde Pública
Leia o trecho a seguir.

“Os casos de dengue no Brasil já superam o registrado no pico da epidemia em 2023. De acordo com dados do Ministério da Saúde, três semanas de 2024 tiveram números de casos superiores à semana de ápice no ano passado [...]. O boletim também apresenta as regiões com maior incidência de dengue no país. De acordo com os dados, o Centro-Oeste é a região que lidera o ranking, seguido pelo Sudeste [...]. Com relação aos casos graves da doença, o boletim mostra que os idosos são o grupo mais suscetível a desenvolver a forma grave de dengue. A maior incidência de casos graves se concentra na faixa etária de 80 anos ou mais, seguida pela faixa de 70 a 79 anos [...].”

Disponível em: <https://g1.globo.com/saude/dengue/noticia/2024/02/21/comcasos-em-alta-brasil-ja-acumula-tres-semanas-com-mais-casos-de-dengue-doque-no-pico-de-2023.ghtml>. Acesso em: 22 fev. 2024.  



A investigação, assistência e monitoramento da dengue fazem parte das atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Em relação à dengue
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A- O ciclo completo, do ovo ao adulto, pode ser concluído em cerca de 7 a 10 dias, dependendo da temperatura e da disponibilidade de água. Este ciclo rápido contribui para a rápida disseminação de doenças nas áreas onde o mosquito está presente.

Letra B- Aqui estão os pontos principais sobre a Qdenga:

  1. Indicação: A Qdenga é indicada para pessoas a partir de 4 anos de idade, independentemente de terem tido dengue anteriormente. Isso a diferencia da Dengvaxia, que é recomendada apenas para pessoas com histórico prévio da doença.
  2. Eficácia: A vacina oferece proteção contra todos os quatro sorotipos da dengue, mostrando eficácia tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas.
  3. Administração: A Qdenga é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
  4. Segurança: Estudos clínicos indicam que a Qdenga é segura e eficaz, com um bom perfil de segurança, sem aumento significativo do risco de formas graves da dengue em pessoas que não tinham sido previamente infectadas.

Letra C- O vírus da dengue pertence à família Flaviviridae. Essa família inclui vírus de RNA de fita simples e compreende diversos patógenos importantes, como o vírus da zika, o vírus da febre amarela e o vírus do Nilo Ocidental, entre outros. Dentro da família Flaviviridae, o vírus da dengue pertence ao gênero **Flavivirus**.

Letra D- Correta: A dengue pode se agravar e evoluir para formas mais severas da doença, como a dengue grave (anteriormente chamada de dengue hemorrágica). Os principais sintomas de agravamento incluem:

1. Dor abdominal intensa e contínua: É um dos sinais mais preocupantes e pode indicar sangramento interno ou outras complicações.

2. Vômitos persistentes: Se a pessoa vomita repetidamente, isso pode levar à desidratação e agravar o quadro clínico.

3. Sangramentos: Manifestações hemorrágicas, como sangramento gengival, nasal, presença de sangue nas fezes ou vômitos com sangue (hematêmese), são sinais de alerta.

4. Tontura ou desmaios: Sensação de tontura, fraqueza extrema ou desmaios podem indicar queda na pressão arterial ou choque, uma complicação grave da dengue.

5. Aumento da irritabilidade ou letargia: Mudanças no estado mental, como confusão, irritabilidade ou sonolência extrema, podem ser indicativos de envolvimento do sistema nervoso ou de queda acentuada na pressão arterial.

6. Dificuldade para respirar: A respiração rápida, superficial ou dificuldade para respirar pode sugerir acúmulo de líquido no tórax (derrame pleural) ou no abdômen (ascite), complicações graves da dengue.

7. Pulso rápido e fraco: Um pulso fraco e rápido é sinal de choque circulatório, uma emergência médica.

Esses sintomas exigem atenção médica imediata, pois podem indicar a evolução para uma dengue grave, que pode ser fatal se não tratada adequadamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo