Um organograma é uma representação gráfica que demonstra a e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186620 Administração Geral
Um organograma é uma representação gráfica que demonstra a estrutura interna de uma organização ou empresa, visando facilitar a visualização das relações de autoridade e subordinação. Considere o organograma a seguir, que representa os departamentos existentes em um campus de um Instituto Federal de Educação:
Imagem associada para resolução da questão

Com base no organograma apresentado, é correto afirmar que a departamentalização observada no(a):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de departamentalização. Nesse sentido, assinalemos a alternativa que atribui corretamente o tipo de departamentalização da área abordada. 

Podemos verificar que a questão aborda três critérios, sendo eles:
  • Função;
  • Produto;
  • Processo
Em que:

Por função: A departamentalização funcional envolve a organização dos negócios com base nas funções principais que precisam ser realizadas. Em uma empresa, isso pode significar departamentos como finanças, marketing, recursos humanos, produção, etc. Este tipo de estrutura é benéfico para a eficiência e especialização, mas pode levar à falta de comunicação entre os departamentos.

Por produto: é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço produzido pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
Apresenta as seguintes vantagens:

  • Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço.
  • O departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço.
  • O executivo maior de cada departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto, como comercialização, desenvolvimento, custo, lucratividade e desempenho, etc.
  • Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal.
  • Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotar a estrutura de departamentos de produtos.
  • É indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto.
  • Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
  • O enfoque da organização é predominante sobre os produtos, e não sobre a sua estrutura organizacional interna.

Por processo: Na departamentalização por processo, a empresa é dividida com base nos processos ou etapas de produção. Por exemplo, em uma indústria de fabricação, pode haver departamentos separados para montagem, embalagem, controle de qualidade, etc. Isso permite que cada departamento se concentre e se especialize em uma parte específica do processo de produção.
Alternativa correta é a "B".


GABARITO: B



Referência:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: B

Apesar de que discordo! Chamar coordenações de produtos ao invés de funções é uma grande forçar de barra!

GAB B

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO

Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos, de bebidas, de limpeza doméstica etc. Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.

Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo. Entretanto, nem tudo “são flores”. Nesse tipo de departamentalização, os “especialistas” ficam espalhados pela organização, deixando, muitas vezes, o treinamento e o desenvolvimento técnico para segundo plano.

....................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

Não compreendi direito, mas acho que o comando da questão está se referindo a subdivisão da coordenação de cursos (técnica, tecnológico e especialização), aí assim seria por produto.

Eu acho que a banca quis destrinchar as cadeias de comando de cima pra baixo, ou seja, do topo até a base.

A Direção seria a Presidência ou equivalente; abaixo dela os Departamentos e Subdepartamentos (Funcional) e bem abaixo deles as Divisões por produto.

Ao analisarmos o esquema, os Cursos já são produtos oferecidos pela Instituição, ou seja, já não estão mais na área de gerência, já são setores operacionais. Pra fazer essa divisão a gente teria que pensar da Presidência, passando pelos Departamentos até o oferecimento do Produto/Serviço, a depender da distância entre o topo e a base que sem dúvidas levaria ao cliente final.

A banca forçou a barra ao colocar a departamentalização de produtos para uma instituição escolar pública.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo