Quanto a dengue é correto afirmar que:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q611076 Enfermagem
Quanto a dengue é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O vírus da Dengue (RNA). Arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente a família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. A primeira manifestação do Dengue e a febre, geralmente alta, de inicio abrupto, associada a cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro orbitaria, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observados por 2 a 6 dias. Recomenda-se não usar o ácido acetilsalicílico, conhecido como AAS ou aspirina, em decorrência dos sangramentos que podem advir da sua administração. No seu ciclo de vida, o Aedes apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. O mosquito adulto vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 4 a 6 vezes durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada. Um ovo do Aedes aegypti pode sobreviver por até 450 dias (aproximadamente 1 ano e 2 meses), mesmo que o local onde ele foi depositado fique seco. Se esse recipiente receber água novamente, o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva, posteriormente em pupa e atingir a fase adulta depois de, aproximadamente, dois ou três dias. Quando não encontra recipientes apropriados (criadouros), a fêmea do Aedes aegypti, em casos excepcionais, pode voar a grandes distâncias em busca de outros locais para depositar seus ovos. Enfim, a pessoa com dengue não deve fazer uso de ácido de acetilsalicílico, os ovos podem sobreviver por longos períodos de seca 450 dias em média, o que é bastante epidemiologicamente dizendo, porém não chega a 900 dias. E existem 4 sorotipos de vírus da dengue. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica / - Brasília : Ministério da Saúde, 2007.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nenhuma esta correta.

Os ovos adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, em apenas 15h após a postura. A partir de então, podem resistir a longos períodos de dessecação – até 450 dias, segundo estudos. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até que o próximo período chuvoso e quente propicie a eclosão. (FioCruz)

A letra C está correta.

A ampliação da distribuição do vetor está relacionada ao transporte de ovos de forma inadvertida a longas distâncias pelo fato de serem mais crípticas aos nossos olhos.

Já mandei uma notificação já faz um tempo pro qconcursos.
A letra C está correta.
Em relação a alternativa E ela está incorreta pois são 4 tipos.
O que existe são quatro tipos de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4)

O mosquito pode sobreviver ate 450 dias em local seco 

os ovos do A. aegypti podem sobreviver até 450 dias fora d'água. FONTE: FioCruz. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo