A epilepsia é definida pela hiperatividade neuronal e circui...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É: D) AS CAUSAS DA EPILEPSIA PODEM SER GENÉTICAS OU ADQUIRIDAS.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
A. Em países desenvolvidos, a epilepsia predomina na população idosa.
- ERRADO. Embora a epilepsia possa ocorrer em qualquer faixa etária, em países desenvolvidos, a epilepsia tem uma prevalência maior em crianças e adultos jovens. A epilepsia na população idosa tende a ser mais associada a causas adquiridas, como acidentes vasculares cerebrais, demências, entre outras, mas não é uma predominância geral.
B. O diagnóstico é realizado por meio de eletrocardiograma e exame de imagem.
- ERRADO. O diagnóstico de epilepsia é primariamente feito por meio de histórico clínico detalhado, relato de testemunhas sobre as crises e confirmação com eletroencefalograma (EEG). O eletrocardiograma (ECG) é utilizado para detectar problemas cardíacos, não para diagnóstico de epilepsia. Exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), podem ser úteis para investigar causas estruturais, mas o diagnóstico não depende apenas desses exames.
C. O único tratamento disponível é o uso de drogas antiepiléticas como fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, valproato e benzodiazepínicos.
- ERRADO. Embora as drogas antiepiléticas (DAEs) sejam a base do tratamento, não são o único tratamento disponível. Existem outras opções, como a cirurgia para casos refratários, dieta cetogênica, estimulação do nervo vago, entre outros, dependendo da condição e resposta do paciente.
D. As causas da epilepsia podem ser genéticas ou adquiridas.
- CORRETO. A epilepsia pode ter causas genéticas (como na epilepsia genética ou idiopática) ou adquiridas (por exemplo, lesões cerebrais traumáticas, tumores, infecções, derrames, doenças neurológicas, entre outras).
E. A convulsão é a única manifestação de crises epiléticas decorrentes de alteração transitória das atividades neuronais.
- ERRADO. A convulsão é uma manifestação comum das crises epiléticas, mas não é a única. A epilepsia pode se manifestar de várias maneiras, incluindo crises focais (como alterações de consciência ou movimentos involuntários) e crises de ausência (perda de consciência breve sem convulsões). Portanto, não se limita apenas à convulsão.
EM RESUMO: As causas da epilepsia podem ser genéticas ou adquiridas, e o diagnóstico e tratamento são variados. A convulsão é uma manifestação comum, mas não exclusiva das crises epiléticas.
PONTOS CHAVE:
- Epilepsia pode ter causas genéticas ou adquiridas.
- O diagnóstico é feito com história clínica e exames como EEG.
- O tratamento envolve DAEs, mas também pode incluir outras abordagens, como cirurgia e dieta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo