O princípio da universalidade obriga que cada ente da Federa...
orçamento público.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar essa questão sobre os princípios que regem o orçamento público, mais especificamente o princípio da universalidade.
O tema central da questão é entender corretamente o que diz o princípio da universalidade. Este princípio determina que todas as receitas e despesas de um ente devem estar incluídas no orçamento para que se tenha uma visão completa das finanças públicas.
Agora, vamos à análise do enunciado e por que a resposta correta é Errado (E):
Princípio da Universalidade: Este princípio não determina que haja um único orçamento consolidando receitas e despesas de todos os Poderes e entidades de um ente federativo. Na verdade, ele exige que todas as receitas e despesas sejam incluídas no orçamento. Ou seja, não importa a origem ou a natureza das receitas e despesas, todas devem ser contempladas no orçamento.
Desta forma, a afirmação contida no enunciado está Errada porque confunde a ideia de universalidade com centralização. Cada ente federativo pode ter diferentes orçamentos (executivo, legislativo, judiciário), mas todos devem contemplar suas receitas e despesas, respeitando o princípio da universalidade.
Na prática, isso significa que o orçamento do executivo, por exemplo, deve incluir todas as receitas e despesas por ele geridas, mas não precisa ser unificado com o orçamento do legislativo ou judiciário, ainda que todos sigam o mesmo princípio ao incluir todas as suas movimentações financeiras.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O princípio da exclusividade: "Art. 165, § 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei".
O enunciado refere-se ao princípio da UNIDADE:
Princípio da UNIVERSALIDADE:
Os créditos adicionais especiais e extraordinários são exceções a esse princípio.
Fonte: Aprendizado Urbano
Universalidade - Determina que todas as receitas e despesas sejam previstas na LOA, para impedir que o executivo realize qualquer operação entre receitas e despesas sem autorização do legislativo.
Princípio da Unidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo