Analise os diversos tipos de deformações em elementos infini...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: CEPUERJ Órgão: UERJ Prova: CEPUERJ - 2021 - UERJ - Engenheiro Civil |
Q1783966 Engenharia Civil
Analise os diversos tipos de deformações em elementos infinitesimais de estruturas, mostrados na figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

A relação entre a figura e a deformação correspondente é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata da relação entre esforços solicitantes e deformação elástica em elementos estruturais. 

A primeira imagem (1) mostra uma deformação que ocorre na direção do comprimento, uniformemente em toda a seção. Trata-se de uma deformação elástica por força axial e, por ser elástica (esforços dentro do chamado limite de proporcionalidade), segue a Lei de Hooke: (N/EA) dx, em que N é a força axial, ou força normal, A é a área da seção transversal e E é o módulo de elasticidade, que varia conforme o material.

Já a segunda imagem (2) mostra uma deformação em que uma área superior é comprimida, a inferior é tracionada e, num eixo da seção transversal, não ocorre deformação. É a deformação causada pelo momento fletor e esse eixo é chamado de linha neutra. A figura poderia ser também invertida, com o lado superior sendo tracionado, mas sempre será possível identificar a linha neutra da seção fletida. A equação que define a deformação pelo momento fletor, ou rotação relativa interna por flexão, é a (M/EI)dx, em que M é o momento fletor, E o módulo de elasticidade e I é o momento de inércia da seção transversal, calculado em torno do eixo neutro.

A terceira imagem (3) ilustra a deformação provocada pela força cortante que causa o chamado cisalhamento e o efeito, de maneira aproximada, é como ocorre na imagem (3). O deslocamento transversal relativo provocado pela força cortante é dado pela equação (V/GA) fs dx, em que V é a força cortante, G o módulo de cisalhamento, A a área da seção.

Por fim, a quarta imagem (4) mostra a deformação devido ao esforço de torção, ou momento torsor, e também conhecido como torque. Este esforço é caracterizado pela diferença de rotação entre extremidades, por isso a deformação ocorre em uma seção circular. A ângulo de torção no regime elástico devido ao torque é dado por (T/GJ) dx, em que T é a torção, G o módulo transversal e J é o momento de inércia polar de um eixo circular.

Assim, a partir da análise de todas as imagens, conclui-se que a única alternativa que faz a relação CORRETA é a LETRA A, que define a primeira imagem como deformação devido à força axial. 


Gabarito do Professor: Letra A.


FONTES: 

HIBBELER, Russell Charles. Resistência dos materiais. 7.ed. ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2015. 637.p.

LIAH, E. R. Energia de deformação e princípio da conservação de energia. Notas de aula.  Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2014.

NADAL, Prof. C. Torção. Notas de aula. Universidade Federal do Paraná. 2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Torsor: atua em planos transversais ao eixo de giração da peça.

https://www.google.com/search?q=momento+torsor&sxsrf=AOaemvLufnQKr-OxSPRFMF1wttLjV52h-Q:1633175320921&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjSsu-W1KvzAhWKppUCHfxJCYMQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1707&bih=802&dpr=1.13#imgrc=P9QdX2wsLzJglM

Fletor: Produz esforço que tende a curvar o eixo longitudinal, provocando tensões normais de tração e compressão na estrutura.

https://www.google.com/search?q=momento+fletor&sxsrf=AOaemvJbSJUXaGgyeSEfi4JDPFYb9fqPiw:1633175468490&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=2ahUKEwjGl57d1KvzAhUNq5UCHVxbCxsQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1707&bih=802&dpr=1.13#imgrc=6AZtoUi7BPfI6M

Gabarito letra A

B) Deformação devido ao momento fletor

C) Deformação devido a força cisalhante

D) Deformação devido ao momento torçor

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo