O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um modelo qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: UFPB Prova: IBFC - 2023 - UFPB - Administrador |
Q2068714 Administração Pública
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um modelo que considera elementos técnicos e políticos para tratar um conjunto de problemas considerados prioritários por um ator. Esse modelo, proposto por Carlos Matus, traz como premissas o “Triângulo de Governo”, composição na qual o primeiro vértice representa a proposta, o segundo representa a relação entre os pesos das variáveis controladas e não controladas pelo ator social que propõe o plano, e o terceiro representa as perícias institucional e pessoal do governo, como experiência e capital intelectual acumulados. Assinale a alternativa que apresenta qual a denominação atribuída por Matus a cada vértice.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder à questão é necessário conhecimento acerca do tema Planejamento Estratégico Situacional.
Vamos às explicações.
O planejamento estratégico situacional (PES) é um plano de atividades que leva em consideração o momento atual da empresa, mas de forma a permanecer flexível para se adaptar às constantes mudanças de uma situação real organizacional.
O PES foi desenvolvido por Carlos Matus, a partir da década de 70. O economista percebeu as complexidades de problemas reais e como o planejamento tradicional poderia estar sendo falho para resolvê-los.
No caso de Matus, a metodologia lidava com desafios do setor público, uma vez que ele trabalhava como ministro do governo de Salvador Allende, no Chile. Com o passar do tempo, se tornou uma ferramenta importante para a gestão empresarial em diferentes nichos do mercado.
Quando se considera uma estratégia situacional, a ideia é que os planos que você elabora possam (e devam) ser adaptados ou reformulados de acordo com variáveis das situações.
Assim, se trata de um método de planejamento mais flexível. Nessa abordagem, o futuro não é determinístico, previsível e controlado e a realidade é continuamente acompanhada. Quando houver uma mudança da situação real, o plano é imediatamente ajustado. (IIDA, 1993).
Em relação ao triângulo de governo, Matus (2006) diz que governar, então, exige articular três variáveis:
a)      O projeto de governo: entendido como a proposta de meios e objetivos que compromete uma mudança para a situação esperada.
b)      A governabilidade do sistema: que sintetiza o grau de dificuldade da proposta e do caminho que deve percorrer-se, verificável pelo grau de aceitação ou rechaço do projeto e a capacidade dos atores sociais para respaldar suas motivações favoráveis, adversas ou indiferentes; e
c)      A capacidade de governo: que expressa a perícia para conduzir, manobrar e superar as dificuldades da mudança proposta.

Posto isso, vamos às alternativas.
A) Errado. Não corresponde à denominação atribuída por Matus a cada vértice (projeto de governo, governabilidade e capacidade de governo.
B) Correta. Projeto de governo; governabilidade; capacidade de governo correspondem a denominação atribuída por Matus.
C) Errado. Não corresponde à denominação atribuída por Matus a cada vértice (projeto de governo, governabilidade e capacidade de governo.
D) Errado. Não corresponde à denominação atribuída por Matus a cada vértice (projeto de governo, governabilidade e capacidade de governo.
E) Errado. Não corresponde à denominação atribuída por Matus a cada vértice (projeto de governo, governabilidade e capacidade de governo.

Gabarito do Professor: Letra “B".

Fonte:
IIDA, Itiro. Planejamento estratégico situacional. Production, v. 3, p. 113-125, 1993.
Carlos Matus Romo. Triângulo de governo. 2006.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. Letra b. Fonte:

https://edsonpistori.files.wordpress.com/2012/05/triangulo_de_governo_carlos_matus.pdf&ved=2ahUKEwiDoMOQhbz9AhVDq5UCHUNoBioQFnoECA8QAQ&usg=AOvVaw2n_Ki42f5idXR-cwL9dSyE

Um conceito que permeia o PES em todos os seus momentos, e é fundamental para seu entendimento e eficácia, é o chamado Triângulo do Governo. Este seria composto de três vértices: o programa de governo, a capacidade do governo e a governabilidade do sistema.

“Triângulo de Governo”

composição na qual o primeiro vértice representa a proposta = Projeto de governo

o segundo representa a relação entre os pesos das variáveis controladas e não controladas pelo ator social que propõe o plano = governabilidade

 O terceiro representa as perícias institucional e pessoal do governo, como experiência e capital intelectual acumulados = capacidade de governo 

Era só seguir o comando da questão. A letra B se encaixa nos conceitos abordados.

Foco, força e fé!

A INTERPRETAÇÃO TEM QUE ESTÁ EM DIA EM! kkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo