As complicações potenciais da síndrome incluem arritmia vent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65495 Nutrição
A terapia nutricional parenteral (TNP), quando prescrita para
pacientes gravemente desnutridos, tem o objetivo de oferecer
conforto, adequado suporte energético e evitar depleção de fluidos,
dos depósitos de glicogênio e de eletrólitos. Contudo, esses
pacientes apresentam frequentemente risco de complicações, sendo
a síndrome de realimentação uma das mais importantes. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

As complicações potenciais da síndrome incluem arritmia ventricular, insuficiência cardíaca e respiratória e alterações hematológicas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C (Certo)

A Terapia Nutricional Parenteral (TNP) é um procedimento crucial em pacientes gravemente desnutridos, pois fornece os nutrientes necessários diretamente na corrente sanguínea. Seu objetivo principal é oferecer suporte energético adequado e evitar a depleção de fluidos, depósitos de glicogênio e eletrólitos. No entanto, um dos riscos associados ao início da TNP em pacientes desnutridos é a síndrome de realimentação.

A síndrome de realimentação ocorre quando a reintrodução de nutrientes é feita de maneira muito rápida em um corpo que esteve sob fome ou desnutrição severa. Essa síndrome é caracterizada por alterações metabólicas e pode levar a complicações sérias devido à rápida mudança nos níveis de eletrólitos e fluidos corporais.

Entre as complicações potenciais da síndrome de realimentação estão:

  • Arritmia ventricular: mudanças no equilíbrio eletrolítico, especialmente nos níveis de potássio, magnésio e fosfato, podem levar a distúrbios no ritmo cardíaco.
  • Insuficiência cardíaca: o aumento rápido na carga de trabalho do coração, devido à expansão do volume sanguíneo e aumento do consumo de oxigênio, pode sobrecarregar um coração que já está fraco.
  • Insuficiência respiratória: a demanda aumentada por oxigênio e energia pode superar a capacidade respiratória do paciente.
  • Alterações hematológicas: incluem anemia, leucopenia e alterações na coagulação devido a desequilíbrios nutricionais.

Portanto, é fundamental monitorar de perto os níveis de eletrólitos e ajustar lentamente as doses de nutrientes ao iniciar a TNP em pacientes desnutridos para prevenir a síndrome de realimentação.

Por isso, a afirmação de que as complicações potenciais da síndrome incluem arritmia ventricular, insuficiência cardíaca e respiratória, e alterações hematológicas está certa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: CERTO

Com o ínicio da NP, ocorre uma rápida passagem de líquidos e eletrólitos (em particular fósforo e potássio) para o meio intracelular, com queda dos níveis séricos. A consequência dessa hipofosfatemia e hipopotassemia é um quadro de insuficiência respiratória e disfunção cardíaca observada nas primeiras 24 a 48 horas após iniciada a NP. Recomenda - se que em pacientes gravemente desnutridos a NP seja iniciada de forma lenta (25 mL/h) e os eletrólitos sejam monitorados periodicamente nas primeiras 48 horas. (CUPPARI, 2014)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo