Os conjuntos F e G são tais que {(3, 6) , (3, 7) , (2, 6) , ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão informa que FxG representa o produto cartesiano dos conjuntos F e G. Neste caso elementos de F = x e elementos de G = y -> FxG = (x, y).
Dentre os elementos de F temos 2, 3 e 6
Dentre os elementos de G temos 6 e 7
Obs.: Não sabemos todos os elementos de F e de G, por isso não podemos confirmar as alternativas A e B.
C é a alternativa correta, pois sabemos que 2 e 6 estão entre os elementos de F e 6 e 7 estão entre os elementos de G.
D está errada pois não há informações se 0 é elemento de F e G, da mesma forma que na alternativa E não podemos afirmar que 2 é elemento de G.
Espero ter ajudado.
"O difícil é desconectar-se do mundo e focar nos estudos"
Foco, força e fé!
Bem gente boa, a resposta do Samuel Eliaquim me ajudou bastante. Só tive de relembrar essa coisa de produto cartesiano e deixo aqui um resuminho pra quem tiver a mesma dúvida.
Um par ordenado é formado pelos valores de x e y agrupados, os quais determinam pontos no plano cartesiano. A coordenada (x, y) indica que os valores de x estão atribuídos à abscissa (eixo x) e os valores de y à ordenada (eixo y). Produto cartesiano é a multiplicação entre pares ordenados envolvendo conjuntos distintos. Por exemplo, temos o conjunto “A” formado pelos seguintes elementos {1, 2, 3, 4} e o conjunto “B” formado pelos elementos {2, 3}, o produto entre eles será o resultado de A x B, considerando que nos pares ordenados, formados pelo produto, a ordem seja a seguinte:
Os elementos de A devem assumir a posição da abscissa, e os elementos de B da ordenada.
Portanto, temos que A x B:
{(1, 2); (2, 2); (3, 2); (4, 2); (1, 3); (2, 3); (3, 3); (4, 3)}
Também podemos realizar o produto de B x A e verificar que os pares formados são diferentes, concluindo que A x B ≠ B x A. Observe:
B x A
{(2, 1); (2, 2); (2, 3); (2, 4); (3, 1); (3, 2); (3, 3); (3, 4)}
Observe que temos a formação de 8 pares ordenados nas duas multiplicações. Isso decorre do fato de que o conjunto A é formado por 4 elementos e o conjunto B por dois elementos. Assim sendo, constituímos a multiplicação:
n(A x B) = n(A) * n(B)
n(A x B) = 4 * 2
n(A x B) = 8
Fonte: https://www.google.com.br/amp/s/m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/matematica/produto-cartesiano.htm
Só eu que achei que o enunciado está errado? "Os conjuntos F e G são tais que {(3, 6) , (3, 7) , (2, 6) , (6, 7)} ∈ FxG" aqui nós temos uma relação de subconjuntos, então deveria ser {(3, 6) , (3, 7) , (2, 6) , (6, 7)} ⊂ FxG , relações de pertinências são usados em elementos. Por favor, alguém me corrija se eu estiver errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo