A instabilidade da fonte de alimentação é um dos principais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q260015 Noções de Informática
A respeito de manutenção de computadores, julgue os itens
subsequentes.

A instabilidade da fonte de alimentação é um dos principais motivos para desligamentos repentinos de computadores. Fontes de alimentação do tipo ATX contam com sinais de controle que desligam o computador de forma automática caso sejam verificadas alterações nas tensões fornecidas pela própria fonte de alimentação, que podem avariar componentes do computador.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As fontes de alimentação do computador eram do modelo AT. Muito simples, se houvesse variação na tensão fornecida, ela não desligava, e poderia comprometer os componentes internos.
As fontes de alimentação ATX, mais modernas, possuem diversos controles internos que possibilitam ligar o computador remotamente, efetuar o desligamento em caso de variação no funcionamento, entre outras funcionalidades.
Gabarito: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto
As fontes ATX também trouxeram um recurso que permite o desligamento do computador por software.
Power Good é o sinal que tem a função de comunicar à máquina que a fonte está apresentando funcionamento correto. Se o sinal Power Good não existir ou for interrompido, geralmente o computador desliga automaticamente. Isso ocorre porque a interrupção do sinal indica que o dispositivo está operando com voltagens alteradas e isso pode danificar permanentemente um componente. O Power Good é capaz de impedir o funcionamento de chips enquanto não houver tensões aceitáveis. Esse sinal, na verdade, existe desde padrão AT. No caso do padrão ATX, sua denominação é PWR_OK (Power Good OK) e sua existência se refere às tensões de +3,3 V e de +5 V.

Fonte: http://www.infowester.com/fontesatx.php
Deus nos ilumine...
correto-Fonte ATX tem desligamento via software, por sinal TTL (Transistor-Transistor Logic) chamado Power Supply On (PS_ON). Quando o computador está em uso a placa-mãe mantém um nível de tensão baixo para o PS_ON; em desuso o nível é alto. Esse sinal de ativação e desativação pode partir de recursos como:

Soft On/Off: ativação e desativação da fonte via software.
Wake-on-LAN: ativação e desativação da fonte via placa de rede.
Wake-on-Modem: ativação e desativação da fonte via placa de fax modem.

O sinal PS_ON depende da existência do sinal 5VSB (Standby).

Fonte ATX: 
Fontes alimentação do tipo ATX vieram para substituir e corrigir as antigas do tipo AT. 

Pois bem, para o funcionamento dos dispositivos que compõe o computador, é necessário níveis diferentes de tensão. Com a questão já tratou, fontes ATX têm a capacidade de desligar automaticamente o computador se houver alteração nessas tensões, a fim de se evitar que seus componentes de estraguem.



Vale lembrar que uma das vantagens deste novo tipo de fonte é que ela traz um recurso que possibilita que o computador seja desligado via software.

Antigamente  existiam  as  chamadas  fontes  AT  (Advanced  Technology),  que  exigiam  que  o  usuário desligasse o computador à mão. Atualmente, com as fontes ATX  (Advanced  Technology  Extended),  o  sistema  operacional  do  computador consegue ordenar o desligamento da máquina, sem o usuário  precisar apertar nenhum botão no gabinete. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo