Além dos argumentos culturais, sociais, políticos e de desen...
Além dos argumentos culturais, sociais, políticos e de desenvolvimento, há um leque de justificativas econômicas que embasam a interferência do Estado no mercado de produtos e serviços culturais.
Assinale como Verdadeiro (V) ou com Falso (F) as afirmativas a seguir:
( ) O mercado é incapaz de refletir todos os impactos gerados pelo setor cultural, cabendo ao Estado considerar essas externalidades. Além disso, o multiplicador da produção de bens e serviços culturais pode revelar-se maior do que o de outros setores.
( ) O investimento no setor cultural pode apresentar um custo de oportunidade mais interessante do que o do resto da economia para elevar índices importantes. Assim, caberia ao Estado, intervir de modo que se tenha coerência entre os objetivos da política cultural pública e as ações tomadas para atingi-los.
( ) O mercado mesmo que opere de modo eficiente, suscita que parcelas da população não possuam condições de acessar produtos e serviços culturais. É papel do Estado reparar essa desigualdade e promover a democracia de acesso.
( ) O Estado deve intervir de modo a privilegiar e estimular o consumo de produções artísticas renomadas, consolidadas no mercado, que alcancem altos índices de venda de bilheteria, o que acarreta em aumento das receitas, e, consequentemente, aumento dos impostos arrecadados.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: