Na metodologia ágil Scrum, ao final do projeto, a lista dos...
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A alternativa correta é a D - backlog do produto.
O tema da questão refere-se ao Scrum, uma das metodologias ágeis mais populares para a gestão e planejamento de projetos de software. O Scrum é caracterizado por ciclos de desenvolvimento chamados Sprints e por uma série de artefatos e papéis definidos para otimizar o processo de criação de um produto.
Dentro do Scrum, o Backlog do Produto é uma lista ordenada de tudo o que é necessário para o produto e é considerado como o "coração" do Scrum. Esta lista é constantemente atualizada e priorizada pelo Product Owner, e é dela que saem os itens (chamados de User Stories, bugs, melhorias, etc.) que irão compor os Sprints para serem trabalhados pelo Time de Desenvolvimento.
Agora, vamos justificar a escolha da alternativa correta:
O backlog do produto é a ferramenta que contém todos os requisitos do projeto, e não apenas ao final do projeto, mas durante todo seu andamento. A lista é dinâmica e reflete as mudanças de prioridade e os novos aprendizados que o time de desenvolvimento e o Product Owner adquirem ao longo do tempo. Os itens no backlog do produto devem ser claros e detalhados o suficiente para que o Time de Desenvolvimento possa entender e estimar o esforço necessário para sua realização. Por isso, a alternativa D é a correta, pois identifica corretamente este artefato fundamental do processo Scrum.
As outras alternativas mencionam práticas ou conceitos que não correspondem diretamente à descrição do artefato solicitado na questão:
- Test Driven Development (TDD) é uma técnica de desenvolvimento de software que envolve a escrita de testes antes de escrever o código funcional.
- User Story é uma descrição de uma funcionalidade sob a perspectiva do usuário, que pode ser parte do backlog do produto, mas não é sinônimo dele.
- Behavior Driven Development (BDD) é uma técnica de desenvolvimento de software que enfatiza a colaboração entre desenvolvedores, QA e não-técnicos ou participantes de negócios em um projeto de software.
- A integração contínua é uma prática de desenvolvimento de software onde os desenvolvedores integram frequentemente o código num repositório compartilhado, seguido por testes automáticos.
Compreender o funcionamento e os componentes do Scrum é fundamental para responder corretamente a questões semelhantes em concursos na área de Engenharia de Software, especialmente aqueles que enfocam no Desenvolvimento Ágil.
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Backlog do produto
Lista com prioridades dos requisitos
Funcionalidades
Itens podem ser adicionados a qualquer momento
Gerente valia registro e atualiza as prioridades conforme solicitado
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.
No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.
https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/
O Product Backlog é uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento. Com o tempo, o Product Backlog cresce e muda à medida que se aprende mais sobre o produto e seus usuários.
Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e os descreve para a equipe. A equipe então determina que itens será capaz de completar durante a Sprint que está por começar. Tais itens são, então, transferidos do Product Backlog para o Sprint Backlog. Ao fazer isso, a equipe quebra cada item do Product Backlog em uma ou mais tarefas do Sprint Backlog. Isso ajuda a dividir o trabalho entre os membros da equipe. Podem fazer parte do Product Backlog tarefas técnicas ou atividades diretamente relacionadas às funcionalidades solicitadas.
Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/product_backlog
jcarlaop,
projeto é um termo bem abrangente na área de sistemas. Nesta questão ele deve ser interpretado com uma fase da produção de software, e não como um todo.
Por exemplo, no contexto da questão, o termo projeto indica a definição de um modelo conceitual para o sistema em construção.
"O Product Backlog nunca está completo, finalizado, ou seja, o Product Backlog utilizado no plano de projeto é apenas uma estimativa inicial das necessidades e evolui à medida que o produto e o ambiente em que será usado evoluem."
Sugiro que você leia as páginas 11 (Product Backlog), 20 (Fase de projeto) e 23 (Figura 2.1) do livro Fundamentos do Scrum, de Rodrigo Alves Costa:
https://www.portalgsti.com.br/2017/04/ebook-fundamentos-do-scrum-gratuito.html
Espero ter ajudado.
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