A autora do texto defende que a apropriação da linguagem de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q281932 Português
Imagem 010.jpg

Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
A autora do texto defende que a apropriação da linguagem de prestígio seja um dos valores que garantem o poder de competitividade do cidadão na sociedade atual.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A autora não defende, ela apenas afirma que hoje em dia,  mesmo nossa língua e literatura não estando ameaçadas, nossa sociedade é competitiva e cada um quer assegurar para si todos os meios que considera garantidores da inserção social, nesse caso a linguagem de prestígio...

A sociedade "considera garantidores", a autora não dá sua opinião a respeito deste fato. 

Além da autora não defender o que está escrito na questão o texto não diz que a apropriação da linguagem de prestígio seja uma forma de garantir a competitividade do cidadão. O que o texto fala é que a apropriação da linguagem de prestigio é usada como forma de inserção social por meio da competitividade.

Garantir competitividade do cidadão é diferente de garantir inserção social do cidadão.

Gab. E

[a sociedade] entende que a linguagem de prestígio é um dos caminhos [considerados] essenciais para [garantir a inserção social]. A autora impessoaliza o texto ao transferi-lo à terceira pessoa (a sociedade). Além disso, o verbo garantir extrapola o texto: a língua de prestígio é um meio/caminho, e não propriamente uma garantia de inserção social.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo