A Terapia Comunitária (TC) caracteriza-se como mais uma ferr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299347 Enfermagem
A Terapia Comunitária (TC) caracteriza-se como mais uma ferramenta à disposição dos profissionais da Atenção Básica no campo da saúde mental a ser utilizada no território de atuação. Referente às etapas da TC, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E.

Vamos entender melhor sobre a Terapia Comunitária (TC) e as suas etapas. A TC é uma prática terapêutica que visa promover o acolhimento, a escuta e o apoio mútuo entre os participantes da comunidade. Ela é dividida em várias etapas para estruturar as sessões de forma que todos possam se beneficiar do processo.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - Primeira etapa: acolhimento, momento de apresentação individual e das cinco regras.

Essa alternativa está correta. A acolhida é realmente a primeira etapa da TC, onde ocorre a apresentação dos participantes e das cinco regras básicas: não dar conselho, não fazer crítica ou julgamento, falar na primeira pessoa, respeito ao tempo de fala e a confidencialidade.

B - Segunda etapa: escolha do tema, as pessoas apresentam as questões e os temas sobre os quais querem falar. Vota-se o tema a ser abordado no dia.

Essa alternativa também está correta. A escolha do tema é fundamental na TC, pois permite que o grupo decida coletivamente qual questão será abordada na sessão.

C - Terceira etapa: contextualização – momento em que o participante, com o tema escolhido, conta sua história. O grupo faz perguntas.

Mais uma vez, a alternativa está correta. A contextualização é quando o participante detalha o tema escolhido, permitindo que o grupo compreenda sua situação e possa dar suporte.

D - Quarta etapa: problematização – o mote (questão-chave para reflexão) do dia, relacionado ao tema, é jogado para o grupo.

Essa alternativa é correta. A problematização é essencial na TC, pois permite uma reflexão mais profunda sobre o tema discutido.

E - Quinta etapa: rituais de agregação e conotação positiva, realizados entre os terapeutas comunitários.

Essa alternativa é a incorreta. Na verdade, a quinta etapa da TC é a encerramento e avaliação, onde se realizam rituais de agregação e conotação positiva, mas entre todos os participantes, e não apenas entre os terapeutas comunitários. Isso inclui o fechamento do encontro de forma positiva, reforçando os aspectos positivos das histórias compartilhadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa E é incorreta porque, na quinta etapa da Terapia Comunitária (TC), os rituais de agregação e conotação positiva são realizados entre todos os participantes, e não apenas entre os terapeutas comunitários. Esses rituais têm como objetivo fortalecer os laços entre os membros do grupo, promover uma atmosfera de apoio mútuo e ressaltar aspectos positivos da experiência compartilhada, contribuindo para o encerramento da sessão de terapia de forma coletiva e afirmativa. É uma forma de finalizar a sessão com um sentimento de unidade e otimismo, incentivando os participantes a levarem consigo uma perspectiva mais positiva sobre suas experiências pessoais e comunitárias. As demais alternativas descrevem corretamente as etapas anteriores do processo da Terapia Comunitária, as quais são fundamentais para a estruturação e o desenvolvimento das sessões que visam à promoção da saúde mental no contexto da Atenção Básica.

Saúde Mental Cadernos de Atenção Básica, nº 34 

Etapas da Terapia Comunitária

1. Acolhimento – momento de apresentação individual e das cinco regras.

2. Escolha do tema – as pessoas apresentam as questões e os temas sobre os quais querem falar. Vota-se o tema a ser abordado no dia.

3. Contextualização – momento em que o participante, com o tema escolhido, conta sua história. O grupo faz perguntas.

4. Problematização – o mote (questão-chave para reflexão) do dia, relacionado ao tema, é jogado para o grupo.

5. Rituais de agregação e conotação positiva – com o grupo unido, cada integrante verbaliza o que mais o tocou em relação às histórias contadas.

6. Avaliação – feita entre os terapeutas comunitários.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo