Acerca dos resultados desse trabalho e da condução e manejo ...
Com o objetivo de analisar a viabilidade técnica do enriquecimento de capoeira, foi desenvolvido um trabalho com oito espécies em propriedades rurais próximas a Manaus, onde foram instaladas duas parcelas de 400 m2, referentes a tratamentos com e sem redução do dossel, ou seja, diferentes condições de luminosidade. Houve diferença significativa apenas para a taxa de crescimento relativo entre tratamentos e entre espécies, cujos valores, após um ano do plantio, estão apresentados na tabela acima.
O Sistema Silvicultural Brasileiro para Florestas de Terra Firme da Amazônia e o Sistema de Espécies Listadas (SEL) são sistemas de manejo florestal, para a região amazônica, do tipo policíclico, de uso múltiplo, e utilizam a regeneração natural para garantir o ciclo de corte subsequente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na Amazônia as pesquisas com sistemas silviculturais iniciaram-se em fins dos anos 70 e começo dos anos 80. As principais experiências estão sendo executadas nas seguintes regiões: FLONA de Tapajós (CPATU – EMBRAPA), Curuá-Una (SUDAM/FCAP), Projeto Jari (Jari/CPATU – EMBRAPA), Buriticupu e Marabá (CVRD), Manaus (INPA), Abufari (CAROLINA), Floresta Estadual do Antimary (FUNTAC), Projeto de Assentamento Pedro Peixoto (EMBRAPA ACRE) e em Paragominas (IMAZON) (Higuchi et. al., 2008)
Essas experiências inspiraram dois sistemas silviculturais para a Amazônia brasileira, o SSB (Sistema Silvicultural Brasileiro para Florestas de Terra Firme da Amazônia) sugerido pela Embrapa Amazônia Oriental e o sistema SEL (Seleção de Espécies Listadas), desenvolvido pelo INPA. Estes dois sistemas são do tipo policíclico e de uso múltiplo e são análogos aos princípios dos sistemas precursores, Malaio e Shelterwood Tropical, que se utilizam da regeneração natural para garantir ciclos de corte subseqüentes.
Fonte:http://bdtd.inpa.gov.br/bitstream/tede/1201/1/Tese_Servulo_Furtado.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo