Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre silvicultura em engenharia florestal

Foram encontradas 94 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2294625 Engenharia Florestal
O hábito ou a forma de vida das plantas, conforme Ferri et al. (1981), Font Quer (1993) e Fernandes (1998), pode ser um vegetal lenhoso de 0,5m a 3m de altura, formado por muitas ramificações herbáceas ao longo de todo o caule ou por um emaranhado dessas ramificações, originando uma touceira. Essa é a definição de:
Alternativas
Q2294623 Engenharia Florestal
Trata-se de estrutura fibrosa resistente e insolúvel na água, encontrada na parede celular das plantas, principalmente de hastes, caules, troncos e em todas as partes lenhosas dos tecidos vegetais: 
Alternativas
Q2242390 Engenharia Florestal
Analise as afirmativas abaixo sobre espécies florestais.
1.  A Canafístula (Peltophorum dubium (Sprengel) Taubert), mesmo com seu crescimento retilíneo, requer podas para eliminar galhos e aumentar a altura comercial. 2.  A produção de Cedro rosa (Cedrella fissilis Vell.) apresenta algumas restrições, pois é suscetível à broca do ponteiro (Hypsiphylla grandella), que é de difícil controle. 3.  Na produção comercial de espécies florestais, a distribuição de árvores pode ser de modo aleatório ou em espaçamentos pré-determinados, porém sempre oriundas de manejo de regeneração natural.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2102705 Engenharia Florestal
A colheita florestal é composta pelas seguintes etapas:
Alternativas
Q2080570 Engenharia Florestal
Por meio do agrupamento dos diâmetros das árvores (DAPs) em classes, pode-se caracterizar a distribuição diamétrica de uma floresta. Para isso, deve-se definir o diâmetro mínimo de medição, em razão do uso da madeira, bem como a amplitude da classe de diâmetro para a elaboração de uma tabela de frequência. A amplitude das classes diamétricas, assim como o número de classes, varia de acordo com a magnitude dos diâmetros.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. No Brasil, a maioria dos trabalhos utiliza amplitudes de classe diamétricas entre 2 e 2,5 cm, para plantios. II. A distribuição diamétrica de uma floresta equiânea (árvores de mesma idade), como um plantio, por exemplo, tende à distribuição normal, podendo apresentar diferentes configurações devido ao estágio de desenvolvimento (idade) e ao local de plantio (capacidade produtiva). III. A distribuição diamétrica de uma floresta inequiânea (árvores de diferentes idades), como a Floresta Amazônica ou a Mata Atlântica, tende a uma distribuição no formato de J-invertido. IV. No Brasil, a maioria dos trabalhos utiliza amplitudes de classe entre 5,0 e 10,0 cm, para florestas inequiâneas (naturais).
Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D