O poder de polícia é o princípio da predominância do intere...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288042 Direito Administrativo
O poder de polícia é o princípio da predominância do interesse público sobre o particular que dá à Administração posição de hegemonia sobre os administrados, caracterizando-se como exercício da supremacia geral, o que autoriza a sua atuação indistintamente sobre todos os cidadãos que estejam sob o império das leis administrativas. Sobre o Poder de Polícia, está incorreto o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão em que a Banca exigiu domínio acerca do poder de polícia, devendo ser identificada a única assertiva incorreta. Vejamos:

a) Certo:

A presente afirmativa está assentada na doutrina de Celso Antônio Bandeira de Mello, que assim escreveu, ao discernir a polícia administrativa da polícia judiciária:

"O que efetivamente aparta polícia administrativa de polícia judiciária é que a primeira se predispõe unicamente a impedir ou paralisar atividades antissociais enquanto a segunda se preordena à responsabilização dos violadores da ordem jurídica."

Ademais, igualmente acertado aduzir que a polícia administrativa recai sobre bens, direitos ou atividades, ao passo que a polícia judiciária incide sobre as próprias pessoas.

b) Certo:

Também é verdadeiro o teor deste item. De fato, a polícia administrativa abrange atos de caráter fiscalizador, preventivo ou repressivo. No estudo do "ciclo de polícia", aprende-se que os atos de polícia subdividem-se em ordens de polícia, consentimento de polícia, fiscalização de polícia e sanções de polícia. Os três primeiros tipos têm natureza preventiva, ao passo que as sanções ostentam caráter repressivo.

c) Certo:

Acertado este item, ao aduzir que o poder de polícia pode ser exercido por diversos órgãos da Administração, incluindo a polícia militar, visto que se encarrega da vigilância ostensiva das vias públicas, em caráter preventivo. Citem-se, como exemplos, de entidades que tradicionalmente ostentam o poder de polícia as agências reguladoras e os Conselhos de Fiscalização Profissionais.

d) Errado:

Aqui se encontra a alternativa equivocada, porquanto a característica aqui colocada pertence à polícia judiciária, como se extrai do mesmo trecho doutrinário acima indicado, de modo que não se cuida de traço marcante do poder de polícia.


Gabarito do professor: D

Referências Bibliográficas:

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 30ª ed. São Paulo: Malheiros, 2012, p. 851.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

A polícia administrativa incide basicamente sobre atividades dos indivíduos, enquanto a policia judiciária preordena-se ao indivíduo em si, ou seja, aquele a quem se atribui o cometimento do ilícito penal.

Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/da-administracao-publica-e-do-poder-de-policia/189932643

Levei um toco.

"Que pena, você errou!"

Confesso que ainda estou meio ???????

só Deus sabe como tá a cabeça do palhaço

AINDA NÃO COMPREENDI A QUESTÃO. HÁ RESPOSTAS NESTE MUNDO DE CONCURSOS QUE SÓ AS BANCAS SABEM.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo