Considerando-se o trecho “Por isso, ___ medida que os event...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1243385 Português

Organização e Gestão de Eventos

     Em primeiro lugar, a gestão de eventos surgiu como uma profissão que abrangia uma série de atividades diversas antes vistas como áreas distintas. Tais atividades incluem festivais, eventos esportivos, conferências, eventos turísticos e corporativos. Essa mudança gerou a necessidade de uma metodologia que fosse ampla o suficiente para atender a essa grande variedade de tipos de eventos, mas que também fosse flexível o suficiente para abranger ___ necessidades e diferenças individuais.

    Em segundo lugar, os ambientes em que os eventos operam e as expectativas dos participantes se tornaram muito mais complexos e exigentes. Essa mudança levou ___ necessidade de uma metodologia consistente que responda bem às mudanças, além de ser capaz de considerar e gerenciar riscos.

    Em terceiro lugar, o envolvimento dos governos e das empresas em eventos tem aumentado muito, tanto em termos das empresas que montam eventos de seu próprio interesse quanto das empresas e dos governos que investem nos eventos através de patrocínio e doações. Tal mudança gerou a necessidade de sistemas de gestão que fossem capazes de medir e garantir o retorno do investimento.

    A gestão de eventos ainda está evoluindo como indústria e como profissão. Atualmente os eventos são mais essenciais à nossa cultura do que jamais foram. O tempo de lazer maior e a maneira mais cuidadosa de gastar levaram à proliferação de eventos públicos, celebrações e entretenimento. Os governos de hoje apóiam e promovem eventos como parte de suas estratégias para o desenvolvimento econômico, crescimento da nação e marketing de destino. As corporações adotam eventos como elementos essenciais em suas estratégias de marketing e de promoção de imagem, e os eventos transbordam dos nossos jornais e telas de televisão, ocupam muito do nosso tempo e enriquecem nossas vidas. Por isso, ___ medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria.

http://www.administradores.com.br/... - adaptado.

Considerando-se o trecho “Por isso, ___ medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria.”, as vírgulas estão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Isolando a oração subordinada adverbial.

Essa questão envolve o uso da pontuação, mais especificamente da vírgula, no contexto de uma oração subordinada adverbial. Vamos analisar cada alternativa e entender o motivo pelo qual a alternativa D é a correta.

No trecho: “Por isso, ___ medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria.”, as vírgulas estão, de fato, isolando a oração subordinada adverbial.

Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial em relação à oração principal. No caso, a expressão “à medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria” funciona como adjunto adverbial de tempo, indicando o momento em que se deve considerar os elementos caracterizadores da indústria de eventos.

Portanto, as vírgulas que aparecem antes de “à medida que” e depois de “própria” estão isolando essa oração subordinada adverbial. Vamos conferir agora as alternativas incorretas:

A - Isolando o vocativo:

Vocativo é um termo usado para invocar, chamar ou interpelar o interlocutor. Exemplos de vocativo são: "João, venha aqui." ou "Senhores, prestem atenção." No trecho em questão, não há qualquer vocativo sendo utilizado. Por isso, essa alternativa está incorreta.

B - Indicando a supressão de palavras:

A vírgula pode ser usada para indicar uma elipse ou zeugma, que é a omissão de uma palavra ou expressão que já foi mencionada anteriormente. No caso do trecho dado, não há supressão de palavras, pois todas as palavras necessárias para a compreensão da oração estão presentes. Portanto, essa alternativa também está incorreta.

C - Separando elementos repetidos:

A vírgula pode ser usada para separar palavras ou expressões repetidas para dar ênfase ou clareza, como em "veja, veja bem". No trecho analisado, não há elementos repetidos, o que faz dessa alternativa incorreta.

D - Isolando a oração subordinada adverbial:

Conforme já discutido, essa é a alternativa correta. As vírgulas isolam a oração subordinada adverbial "à medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria", que funciona como adjunto adverbial de tempo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

✓ “Por isso, à medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria.”

➥ As vírgulas estão separando uma oração subordinada adverbial proporcional. Ela é iniciada pela conjunção subordinativa proporcional "à medida que". 

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Por isso, ___ medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria.

É termo deslocado de sua posição natural.

REGRA: Isolamos por vírgulas.

Por isso, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria à medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria

Bons estudos!

A questão é sobre pontuação e quer saber por qual motivo as vírgulas estão sendo usadas em “Por isso, à medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria.”. Vejamos:

 .

A) Isolando o vocativo.

Errado. Não há nenhum vocativo entre as vírgulas.

Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.

Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

 .

B) Indicando a supressão de palavras.

Errado. Não há nenhuma palavra suprimida (retirada).

 .

C) Separando elementos repetidos.

Errado. Não há nenhum elemento repetido.

 .

D) Isolando a oração subordinada adverbial.

Certo. As vírgulas foram usadas para isolar uma oração subordinada adverbial proporcional que está intercalada, ou seja, no meio da oração principal.

Oração subordinada adverbial proporcional: exprime ideia de proporção ou fato simultâneo ao expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos), tanto mais (ou menos)...

Ex.: Quanto mais se estuda, mais se aprende.

 .

Gabarito: Letra D

GABARITO: LETRA D

ACRESCENTANDO:

USO DA VÍRGULA

Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

Não se emprega vírgula entre:

• Sujeito e verbo.

• Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

A vírgula:

Desloca

Enumera

Explica

Enfatiza

Isola

Separa

Emprego da vírgula:

a) separar termos que possuem mesma função sintática no período:

- João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

- Li Goethe, Nietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

b) isolar o vocativo:

- Força, guerreiro!

c) isolar o aposto explicativo:

- José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

d) mobilidade sintática:

- Temeroso, Amadeu não ficou no salão.

- Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

- Por amar, ele cometeu crimes.

e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

- Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

f) separar os nomes dos locais de datas:

- Cascavel, 10 de março de 2012.

g) isolar orações adjetivas explicativas:

- O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

h) separar termos enumerativos:

- O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

i) omitir um termo:

- Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

j) separar algumas orações coordenadas

- Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

Vírgula + E

1)Para separar orações coordenadas com sujeitos distintos:

Minha professora entrou na sala, e os colegas começaram a rir.

2) Polissíndeto:

Luta, e luta, e luta, e luta, e luta: é um filho da pátria.

3) Conectivo “e” com o valor semântico de “mas”:

Os alunos não estudaram, e passaram na prova.

4) Para enfatizar o elemento posterior:

A menina lhe deu um fora, e ainda o ofendeu.

FONTE: RITA SILVA QC.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo