Leia o texto 'Vygotsky' e, em seguida, analise as afirmativ...
Vygotsky
Para Vygotsky (1989), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. A cultura compartilha as formas de raciocínio, as diferentes linguagens (como a língua, a música, a matemática), tradições, costumes, emoções e muito mais. A utilização de instrumentos é uma característica essencialmente humana que possibilita maior domínio do meio e o desenvolvimento de habilidades específicas para utilizá-lo. Os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem e lhe possibilitam uma diferenciação do pensamento em relação aos animais. Um dos pontos cruciais do desenvolvimento humano, que altera o curso de seu pensamento, é a conquista da fala.
De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky (2005); e a inteligência da criança é de tipo prático. Embora pensamento e fala tenham caminhos de desenvolvimento parcialmente diferentes, em determinado momento seus percursos se encontram mais efetivamente, o que permite a construção do pensamento verbalizado e da fala intelectual. A linguagem, esse sistema de signos historicamente construído, possibilita uma forma de pensamento qualitativamente muito superior àquele anterior na criança. As emoções, assim como o pensamento, podem evoluir de um nível inferior para outro superior, mais complexo, transformando-se em sentimentos de acordo com a valorização delas na sociedade.
Adaptado. Fonte: https://bit.ly/32LvU9N.
I. O texto procura passar ao leitor a ideia de que a linguagem é um sistema de signos historicamente construído que possibilita uma forma de pensamento qualitativamente inferior àquele anterior na criança. II. Na perspectiva defendida pelo texto, os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem uma compreensão direta sobre seus significados e o tornam mais artificial, como os animais. III. De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky, e a inteligência da criança é de tipo prático, de acordo com o texto.
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Alternativa Correta: B - Apenas uma afirmativa está correta.
Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender por que a alternativa B é a correta.
I. O texto procura passar ao leitor a ideia de que a linguagem é um sistema de signos historicamente construído que possibilita uma forma de pensamento qualitativamente inferior àquele anterior na criança.
A afirmativa I está incorreta. Segundo Vygotsky, a linguagem, na verdade, proporciona uma forma de pensamento qualitativamente superior àquela anterior na criança, e não inferior. A linguagem ajuda a criança a desenvolver um pensamento mais complexo e elaborado.
II. Na perspectiva defendida pelo texto, os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem uma compreensão direta sobre seus significados e o tornam mais artificial, como os animais.
A afirmativa II também está incorreta. Vygotsky destaca que os signos culturais são instrumentos que possibilitam ao ser humano diferenciar seu pensamento do dos animais, e não o contrário. Eles não tornam o homem mais artificial, mas sim mais complexo e sofisticado em seu raciocínio.
III. De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky, e a inteligência da criança é de tipo prático, de acordo com o texto.
A afirmativa III está correta. Vygotsky argumenta que, no início, a fala da criança não é simbólica e tem uma função mais ligada a expressões afetivas e necessidades práticas. Portanto, a inteligência, nesse estágio, é de tipo prático, como mencionado no texto.
Portanto, apenas a afirmativa III está correta, justificando a escolha da alternativa B.
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Correta apenas a III. De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky, e a inteligência da criança é de tipo prático, de acordo com o texto.
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