Uma pesquisa investiga a relação entre variáveis que podem s...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
A alternativa correta é a E: "a depressão é considerada uma variável dependente porque sofre efeito da variável independente."
Vamos agora entender por que esta alternativa é a correta e por que as outras estão incorretas.
1. Alternativa Correta (E):
A depressão é considerada uma variável dependente porque é o fenômeno que estamos tentando explicar ou prever. Em pesquisas sobre depressão na adolescência, os fatores de risco (como estresse, bullying, problemas familiares) são as variáveis independentes, que influenciam a ocorrência da depressão. A depressão, portanto, é a variável que sofre os efeitos dessas influências, sendo a variável dependente.
2. Alternativas Incorretas:
A - "os fatores de risco são considerados variáveis dependentes, por influenciarem a depressão."
Esta alternativa está incorreta porque os fatores de risco são na verdade as variáveis independentes, não dependentes. Eles são considerados variáveis que influenciam a depressão, não o contrário. A variável dependente é aquela que é afetada, no caso, a depressão.
B - "os fatores de risco são considerados variáveis de controle, por alterarem o estado de depressão."
Esta alternativa está incorreta porque as variáveis de controle são outras variáveis que o pesquisador mantém constantes para evitar que influenciem o resultado. Os fatores de risco são variáveis independentes, não de controle.
C - "a depressão é considerada uma variável interveniente, por ser avaliada por instrumentos objetivos."
Esta alternativa está incorreta porque a variável interveniente é aquela que pode mediar a relação entre a variável independente e a dependente. Avaliação por instrumentos objetivos não define a natureza de uma variável como interveniente. A depressão é a variável dependente neste contexto.
D - "as variáveis intervenientes sofrem influências dos fatores de risco e anulam a variável controle."
Esta alternativa está incorreta por ser confusa e imprecisa. Variáveis intervenientes podem influenciar a relação entre variáveis independentes e dependentes, mas não "anulam" variáveis de controle. Elas atuam como mediadoras, e não anulam outras variáveis.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre variáveis independentes, dependentes e intervenientes em pesquisas de Psicologia do Desenvolvimento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A variável independente é definida como a que exerce influência sobre outra variável, determinando ou afetando o resultado observado na segunda, com precisão e regularidade. É geralmente manipulada pelo pesquisador em seus experimentos a fim de procurar estabelecer a sua relação e influência sobre o resultado de um fenômeno observado.
A variável dependente resume-se nos fenômenos ou fatores explicados ou identificados, por serem influenciados ou determinados pela variável independente. É o elemento que surge, se altera ou desaparece quando o investigador introduz, modifica ou remove a variável independente.
No contexto da pesquisa a variável independente é o antecedente e a variável dependente é o consequente
A variável de controle é um fator ou propriedade que o investigador elimina de maneira proposital em uma pesquisa, a fim de impedir que produza interferência na análise da relação entre as variáveis independente e dependente. Possui importante atribuição na investigação de situações complexas, quando se conhece que um resultado não tem somente uma causa, mas está sujeito a sofrer influência de diversos fatores. Não interessando ou não sendo possível ao investigador analisá-los completamente em um determinado experimento, torna-se necessário eliminá-los para que não preponderem sobre o fenômeno analisado
A variável interveniente é a que se coloca entre a variável independente e a dependente com a função de ampliar, atenuar ou eliminar a influência da variável sobre a variável .
É o fator que teoricamente tem efeito no fenômeno observado, mas que não pode ser visto, medido ou manipulado; Para além das variáveis dependentes e independentes, aparecem muitas vezes, de forma patente ou oculta, alguns tipos de variáveis que exercem diferentes influências no decurso da investigação e que convém serem identificadas e controladas.exemplo: O objetivo do presente estudo foi comparar as variáveis independentes, sexo, religiosidade
e violência com a variável dependente depres- são em adolescentes praticantes de caminhada, by https://www.redalyc.org/html/2730/273023568133/
Uma variável dependenterepresenta uma quantidade cujo valor depende da forma como a variável independente é manipulada
"A depressão é considerada uma variável interveniente, por ser avaliada por instrumentos objetivos."
Livro: Metodologia de Pesquisa em Psicologia - John J. Shaughnessy, Eugene B. Zechmeister, Jeanne S. Zechmeister
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo