Em relação à teoria da contingência, considere: I. A tecn...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q215827 Administração Geral
Em relação à teoria da contingência, considere:

I. A tecnologia é uma das variáveis principais da teoria que revela que estas influenciam e condicionam o funcionamento de uma organização e sua estrutura.

II. Nessa abordagem, os aspectos comportamentais são variáveis condicionantes da estrutura organizacional e elemento central para a performance organizacional.

III. As variáveis de tamanho da organização, de diferenças individuais, de incerteza ambiental e de tecnologia das tarefas, são elementos centrais da teoria.

IV. Para a teoria, os fatores do ambiente interno equiparam-se aos externos à empresa, condicionando a elaboração de estratégias e táticas de ação

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - I, II e III.

A Teoria da Contingência enfatiza que não há uma única melhor maneira de gerenciar ou organizar, e que as práticas de gestão e a estrutura organizacional devem variar de acordo com as circunstâncias e variáveis do ambiente. Para compreender esta abordagem, é necessário que você domine os conceitos de adaptabilidade, variáveis ambientais, tecnologia e comportamento organizacional.

Item I: Está correto. A tecnologia é uma das variáveis-chave da Teoria da Contingência. Modelos organizacionais devem ser adaptados ao tipo de tecnologia empregada, influenciando como as organizações são estruturadas e operam.

Item II: Está correto. De acordo com a Teoria da Contingência, os aspectos comportamentais desempenham um papel vital na eficácia da organização e, portanto, podem influenciar a forma como a estrutura organizacional é desenhada para alcançar a performance desejada.

Item III: Está correto. Fatores como tamanho da organização, diferenças individuais, incerteza ambiental, e tecnologia das tarefas são, de fato, elementos centrais na teoria contingencial e devem ser considerados ao se projetar a estrutura organizacional e operações.

Item IV: Não está correto. Na Teoria da Contingência, os fatores internos e externos são considerados distintos e podem influenciar a organização de maneiras diferentes. Não se pode igualá-los em termos de impacto.

Portanto, ao compreender que a Teoria da Contingência foca na importância de múltiplas variáveis que afetam o desenho e a performance das organizações, é fácil validar que os itens I, II e III estão corretos e fundamentam a alternativa D como a resposta adequada.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito - D

A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencialexplica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização. As variáveis ambientais sãovariáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objectivos da organização.

A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a gestão é activa e não passivamente dependente na prática da gestão contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.

O único item errado (IV) estabelece uma visão clássica e absoluta da estratégia e tática de uma organização. A setença em questão é quase  uma descrição do instrumento SWOT, o que de certa forma vai contra a idéia principal da teoria da contigência. Nesse caso, o conceito de estratégia e adaptativa e paradoxa as idéias tradicionais. Não se fala de missão ou visão. Não se trabalham objetivos estratégicos e diretrizes fixas. Confabula-se a vertente de situações, panoramas e respostas diante a possibilidades variáveis. Não há um "modis operandis" nem tão pouco um conjunto de metas. Não cabe tal idéia em um universo com tamanhas variáveis e possíveis linhas de acontecimentos e potenciais desejos despertos na sociedade que demandarão infinitas ordens e tipos de produtos que podem ser ofertados por uma organização. Eita! Liberei a viagem administrativa. Abraços.

Mandou muito bem, Augusto! Faltava um toque de pós-modernidade a essas grotescas teroias administrativas deterministas.    xD  Elas só funcionam na teoria, na prática há muitas variáveis envolvidas, que se entrecruzam e se sobrepõem. Quem sabe as bancas não estão fazendo avanços??? ;p
Hehehehehe... Que isso Augusto. Virou poeta na prosa administrativa. Valeu!
Então quer dizer que a tecnologia é um das variáveis principais da teoria contigencial?
Sinceramente, não sei da onde a FCC tirou esse "aspectos comportamentais" do item "B" e "diferenças individuais" do item "C", colocando fatores humanos como foco da Teoria Contigencial??

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo