Considerando as teorias tradicionais, críticas e pós-crítica...
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Alternativa correta: D - As questões de gênero, raça, etnia e o multiculturalismo são objetos de estudo das teorias pós-críticas.
Para compreender essa questão, é essencial discutir as diferentes abordagens teóricas do currículo. Tais teorias são divididas em três principais perspectivas: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas. Cada uma dessas trata de elementos distintos em sua concepção e análise do currículo.
A teoria tradicional foca na transmissão de conhecimentos considerados fundamentais, seguindo uma linha mais conservadora onde o currículo é visto como um corpo de conhecimentos a ser passado adiante. Já a teoria crítica vai além, questionando o currículo e considerando-o como uma construção social que reflete e reproduz relações de poder. Ela traz à tona discussões sobre ideologia e identidade, argumentando que o currículo pode perpetuar desigualdades.
Por fim, a teoria pós-crítica avança na análise do currículo, refletindo sobre a intersecção de questões como gênero, raça, etnia e multiculturalismo. Essa abordagem desafia as noções tradicionais e críticas, propondo um currículo que reconheça a diversidade e a pluralidade cultural, e que seja inclusivo e representativo da variedade de identidades e experiências sociais.
O motivo pelo qual a alternativa D está correta é que as teorias pós-críticas, de fato, enfocam esses temas, buscando superar as visões anteriores ao abordar o currículo como um espaço de luta cultural e política. Essas teorias dão voz a grupos historicamente marginalizados e promovem uma educação que respeita e valoriza a diversidade cultural.
Em resumo, a alternativa D capta a essência da teoria pós-crítica ao destacar seu foco em questões contemporâneas de gênero, raça, etnia e multiculturalismo, que são fundamentais para a construção de um currículo equitativo e justo que reflita uma sociedade diversificada.
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- Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
- Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
- Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
a) errada: a subjetividade está presente na pós-crítica.
b) errada: eficiência e representação estão presentes na tradicional.
c) errada: identidade está presente na pós-crítica. O que está presente na crítica é identidade individual/identidade coletiva
d) CORRETA
e) errada: tradicionais não enfatizam o como ensinar. A alteridade (reconhecimento do outro) está presente na pós-crítica
Letra D, as teorias críticas estudam e discutem, identidade, alteridade e diferença, a subjetividade, a significação do discurso, o saber, o poder, a cultura, o genêro, raça, etnia e multiculturalsimo.
TEORIAS DO CURRÍCULO
MODERNIDADE
1 - TEORIAS TRADICIONAIS, palavras-chave:
· Ensino
· Aprendizagem
· Avaliação
· Metodologia
· Didática
· Organização
· Planejamento
· Eficiência
· Objetivos
• Taylorismo;
TRADICIONAL: O quê ensinar?
2 - TEORIAS CRÍTICAS, palavras-chave:
· Ideologia
· Reprodução cultural e social
· Poder
· Classe social
· Capitalismo
· Relações sociais de produção
· Conscientização
· Emancipação e libertação
· Currículo oculto
· Resistência
CRÍTICO: Por quê esse conteúdo e não outro?
PÓS-MODERNIDADE
3 - TEORIAS PÓS-CRÍTICAS, palavras-chave:
Identidade, alteridade, diferença
· Subjetividade
· Significação e discurso
· Saber-poder
· Representação
· Cultura
· Gênero, raça, etnia, sexualidade
· Multiculturalismo
PÓS-CRÍTICO: Para quem ensinar?
fonte: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16146_10142.pdf
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