A maioria dos fármacos agem interagindo com receptores do o...
A maioria dos fármacos agem interagindo com receptores do organismo. Dessa interação surgem alterações bioquímicas e fisiológicas características da resposta ao fármaco. Considerando-se os diversos tipos de interações que podem ser observadas entre o fármaco e os receptores, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Agonista.
(2) Antagonista.
(3) Agonista parcial.
(4) Agonista inverso.
( ) Estabiliza o receptor na sua forma inativa.
( ) Se liga aos receptores e mimetiza os efeitos dos compostos endógenos.
( ) Mimetiza parcialmente os efeitos dos compostos endógenos.
( ) Se liga aos receptores, não mimetiza os efeitos e impede a ligação dos compostos endógenos ao receptor.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos abordar a questão sobre as interações dos fármacos com os receptores do organismo. O tema central é compreender como diferentes tipos de fármacos interagem com os receptores, resultando em efeitos bioquímicos e fisiológicos variados. Os tipos de interação abrangem conceitos de agonista, antagonista, agonista parcial e agonista inverso.
Alternativa correta: A - 4 - 1 - 3 - 2
Agora, vamos entender por que esta é a resposta correta:
1. Agonista: Este tipo de fármaco se liga aos receptores e mimetiza os efeitos dos compostos endógenos. Ou seja, ele ativa o receptor da mesma forma que um ligante natural o faria. Na sequência, isso corresponde à segunda descrição.
2. Antagonista: Funciona se ligando aos receptores, mas não mimetiza os efeitos dos compostos endógenos e impede sua ligação. Basicamente, ele bloqueia a ação de outras substâncias. Na sequência, essa é a quarta descrição.
3. Agonista parcial: Mimetiza parcialmente os efeitos dos compostos endógenos. Isso significa que, mesmo ao se ligar ao receptor, ele não é tão eficaz quanto um agonista completo. Na sequência, essa é a terceira descrição.
4. Agonista inverso: Este tipo estabiliza o receptor em sua forma inativa, resultando em um efeito inverso ao de um agonista. Na sequência, é a primeira descrição.
Agora, vejamos porque as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B - 2 - 1 - 3 - 4: A ordem está incorreta porque começa com o antagonista, mas a primeira descrição refere-se ao agonista inverso.
Alternativa C - 1 - 2 - 3 - 4: A ordem não condiz com a descrição das funções, começando com agonista enquanto a primeira posição deveria ser do agonista inverso.
Alternativa D - 2 - 4 - 3 - 1: A sequência começa com antagonista, que não estabiliza o receptor na forma inativa; portanto, está incorreta.
Compreender esses conceitos é crucial para a farmacologia, pois ajuda a prever como os fármacos irão interagir no organismo e quais efeitos podem ser esperados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lembremo-nos de que o antagonista possui eficácia 0 (não produz efeito), enquanto que o agonista inverso possui eficácia negativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo