Antes de implantar arquivos ou sistemas de arquivos, estabel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquivologista |
Q64366 Arquivologia
No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental
na esfera pública, julgue os seguintes itens.

Antes de implantar arquivos ou sistemas de arquivos, estabelecer programas de transferência, recolhimento, microfilmagem, conservação, entre outros, é necessária a elaboração do inventário topográfico, instrumento que permite a análise de informações relativas a quantidade, espécies, gêneros, condições de armazenamento e conservação, taxa de acumulação e frequência de utilização dos documentos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Errado

A questão aborda a gestão documental no âmbito público e menciona uma série de atividades que compõem esse processo, como a implantação de arquivos ou sistemas de arquivos, programas de transferência, recolhimento, microfilmagem, conservação, entre outros. No entanto, o ponto de atenção aqui é a afirmação de que é necessária a elaboração do inventário topográfico antes de realizar tais atividades.

O termo inventário topográfico não é um conceito reconhecido dentro da prática arquivística. Ao invés disso, o que se reconhece são instrumentos como o inventário e a avaliação documental, que são fundamentais para compreender e gerir o acervo documental. O inventário é um instrumento de controle que permite conhecer as características físicas e intelectuais dos documentos acumulados, enquanto a avaliação documental define prazos de guarda e destinação final dos documentos, sejam eles a guarda permanente ou a eliminação.

Ao preparar a gestão de documentos, o processo inicia com a identificação e avaliação dos documentos, seguido pela elaboração da tabela de temporalidade e do plano de classificação, que são essenciais para determinar o ciclo de vida dos documentos e a organização dos arquivos. Estes instrumentos formam a base para a realização das atividades mencionadas no enunciado, como transferência, recolhimento e conservação.

Portanto, a afirmação da questão está errada ao referir-se à necessidade de um "inventário topográfico" para os procedimentos iniciais de gestão documental. O que é de fato necessário é a realização de um inventário (sem o adjetivo "topográfico") e outras etapas de planejamento como a avaliação e a classificação documental.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão errada pois o INVENTÁRIO TOPOGRÁFICO é o instrumento de controle que indica a localização física dos dossiês e outros documentos no depósito, ou seja, ele é feito após a implantação do arquivo ou sis tema de informações e não antes.

 

Fonte: http://www.portaldosecretariado.com.br/?page=GestaoDocumentos

 

errada, o inventário topográfico é um instrumento de controle que indica a localização física dos dossiês e outros documentos em um depósito. Se vc nem implantou os arquivos ou sistemas de arquivos, como diz a questão, como vc vai procurá-los?

errado.

 

Que tal uma visão rápida sobre o inventário topográfico:

1) ocorre após implentar o sistema de arquivos.

2) analisa as seguintes informações típicas de inventário tradicional:

-  quantidade, espécies, gêneros.

- condições de armazenamento e conservação.

- taxa de acumulação.

- frequência de utilização.

Corrigindo a questão:

Antes de implantar arquivos ou sistemas de arquivos, estabelecer programas de transferência, recolhimento, microfilmagem, conservação, entre outros, é necessária a elaboração do diagnóstico, instrumento que permite a análise de informações relativas a quantidade, espécies, gêneros, condições de armazenamento e conservação, taxa de acumulação e frequência de utilização dos documentos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo