Considerando o Decreto nº 1.171, de 22 de junho 1994 e seus...
( ) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga os seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. ( ) Constitui direito do servidor público ter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, motivo pelo qual o serviço de limpeza deve ser instituído em todos os órgãos da Administração. ( ) O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, evitando conduta imprudente.
A sequência está correta em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - V, F, F.
Tema Central: Esta questão aborda o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, regido pelo Decreto nº 1.171 de 1994. O tema central está relacionado aos princípios éticos que devem orientar a conduta dos servidores públicos no desempenho de suas funções. Para resolver a questão, é necessário compreender quais são os deveres e direitos do servidor público conforme estabelecido no referido decreto.
Justificativa da Alternativa Correta:
(V) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga os seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.
Esta afirmativa é verdadeira. O Código de Ética enfatiza que o servidor público deve tratar todos com respeito e cortesia, pois o bom atendimento é uma forma de reconhecimento do direito do cidadão que contribui com seus impostos. Causar dano moral ao contribuinte por mau atendimento é um descumprimento dos deveres éticos.
(F) Constitui direito do servidor público ter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, motivo pelo qual o serviço de limpeza deve ser instituído em todos os órgãos da Administração.
Esta afirmativa é falsa. Embora seja importante que o local de trabalho esteja limpo e organizado, o Decreto nº 1.171 não estabelece que é um direito do servidor ter esse serviço garantido por meio de instituição de limpeza obrigatória em todos os órgãos. O foco do decreto está mais voltado para a conduta ética e moral do servidor.
(F) O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, evitando conduta imprudente.
Esta afirmativa é falsa. Embora o servidor deva cumprir ordens legais, a questão omite a importância do critério crítico e do discernimento que um servidor deve ter, especialmente se houver suspeita de ilegalidade ou imoralidade em tais ordens. O Decreto reforça que as ordens ilegais não devem ser cumpridas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
V, F, F.
(V) - Seção I Das Regras Deontológicas IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
(F) - XIV - São deveres fundamentais do servidor público: n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição;
(F) - Seção I Das Regras Deontológicas XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.
Diferença entre negligência, imprudência: A negligência é uma falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação. A imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções.
FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.
https://www.diferenca.com/negligencia-imprudencia-e-impericia/
Gabarito estranho... Direito do servidor ser limpo? Não seria dever??
Essa última afirmativa pede que se saiba a letra da lei. PESADO!. rs
VAMOS EM FRENTE!
V, F, F.
GABARITO: LETRA B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo