Não deveria ocorrer a inclusão do médico-veterinário na ref...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa Errado (E). Vamos entender o porquê.
O contexto da questão envolve a inclusão dos médicos-veterinários em uma portaria do Ministério da Saúde durante a pandemia de coronavírus. A questão sugere que a inclusão desses profissionais não seria apropriada, pois não teriam papel na área de saúde pública e segurança nacional. No entanto, essa afirmação está equivocada.
O Decreto n.° 64.704/1969 estabelece que os médicos-veterinários têm sim atribuições na área de saúde pública. Eles são fundamentais no controle de zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para humanos, e desempenham um papel crucial na vigilância sanitária e epidemiológica. Durante uma pandemia, essas competências são ainda mais relevantes, pois a origem de muitos patógenos pode estar relacionada aos animais.
Portanto, a inclusão dos médicos-veterinários na portaria do Ministério da Saúde é justificada e necessária, dada a sua contribuição para a saúde pública e a segurança nacional. A atuação desses profissionais vai além da clínica de pequenos e grandes animais, estendendo-se para áreas críticas na proteção da saúde coletiva.
Assim, a alternativa Errado (E) está correta em indicar que a afirmação do item não está de acordo com a realidade das atribuições dos médicos-veterinários.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art 1º A profissão de médico-veterinário, diretamente responsável pelo desenvolvimento da produção animal e interessada nos problemas de saúde pública e conseqüentemente, na segurança nacional, integra-se no complexo das atividades econômicas e sociais do País.
Conceito básico. O médico veterinário É um profissional que atua na saúde pública.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo