Com relação às disposições da Resolução n.° 70/2009 do Conse...
O CNJ coordena a realização de encontros anuais do Poder Judiciário, que contarão com a participação dos presidentes e corregedores dos tribunais e dos conselhos, sendo facultada a presença de entidades representativas da magistratura e de outros órgãos e autoridades, desde que elas sejam administrativamente vinculadas ao Judiciário.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a Resolução n.º 70/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e suas alterações. A alternativa correta é Errado (E), conforme o gabarito.
Para entender melhor, vamos discutir os pontos-chave da questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la.
A Resolução n.º 70/2009 do CNJ estabelece diretrizes importantes para a gestão do Poder Judiciário, incluindo a realização de encontros anuais. Esses encontros têm como objetivo promover a integração e a formulação de políticas judiciárias.
Agora, vamos à análise da assertiva apresentada:
“O CNJ coordena a realização de encontros anuais do Poder Judiciário, que contarão com a participação dos presidentes e corregedores dos tribunais e dos conselhos, sendo facultada a presença de entidades representativas da magistratura e de outros órgãos e autoridades, desde que elas sejam administrativamente vinculadas ao Judiciário.”
A assertiva está incorreta (E) porque a Resolução n.º 70/2009 não restringe a participação apenas a entidades administrativamente vinculadas ao Judiciário. A resolução estabelece que, além dos presidentes e corregedores dos tribunais e dos conselhos, outras autoridades e entidades representativas da magistratura também podem participar dos encontros, sem a exigência de serem vinculadas administrativamente ao Judiciário.
Portanto, a parte que diz “desde que elas sejam administrativamente vinculadas ao Judiciário” é a razão pela qual a assertiva está incorreta.
Vamos resumir:
Alternativa Correta (E): A assertiva está errada porque a Resolução n.º 70/2009 do CNJ não limita a presença nos encontros anuais apenas a entidades administrativamente vinculadas ao Judiciário.
Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais alguma explicação sobre o tema, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resolução Nº 325 de 29/06/2020
Art. 17. Os Encontros Nacionais do Poder Judiciário serão realizados preferencialmente no mês de novembro de cada ano, observandose os seguintes objetivos, sem prejuízo de outros:
I – avaliar a Estratégia Nacional do Judiciário, apresentando os resultados do seu monitoramento;
II – debater temas relevantes para a Justiça brasileira;
III – apresentar políticas judiciárias do CNJ;
IV – divulgar e reconhecer o desempenho de tribunais em premiações do Conselho Nacional de Justiça; e
V – revisar e aprovar Metas Nacionais, Metas Específicas e Diretrizes Estratégicas para o ano subsequente.
§ 1º Participarão dos Encontros Nacionais do Poder Judiciário os presidentes e corregedores dos tribunais e dos conselhos e os integrantes da Rede de Governança Colaborativa, facultado o convite a outras entidades e autoridades.
§ 2º Os conselheiros do CNJ coordenarão os trabalhos realizados durante o evento.
§ 3º Os Encontros Nacionais do Poder Judiciário serão precedidos de reuniões preparatórias, que contarão com a participação do juiz gestor de metas e dos responsáveis pelas unidades de gestão estratégica dos órgãos do Poder Judiciário.
§ 4º As Metas Nacionais e as Metas Específicas aprovadas nos Encontros Nacionais do Poder Judiciário serão divulgadas no portal do CNJ.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo