Com relação à análise das causas raízes de falha (RCFA) e à ...
Com relação à análise das causas raízes de falha (RCFA) e à análise de modos de efeitos de falhas (FMEA), julgue o item a seguir.
RCFA é o método qualitativo de análise de confiabilidade
que envolve o estudo dos modos de falha, especialmente em
equipamentos industriais, que podem ocorrer em cada item,
o que determina os efeitos de cada modo de falha sobre
outros itens e sobre a função específica do conjunto.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A resposta foi dada no enunciado.
FMEA é a análise de modos de efeitos de falhas. Portanto, o item não está falando da RCFA.
Failure Analysis (RCFA). Define-se “análise RCFA” como um método capaz de descobrir a raiz de uma avaria. Com a aplicação desta metodologia é esperado um estudo sobre a avaria que culmina com a apresentação de recomendações de melhorias que levem à eliminação da avaria ou redução da sua ocorrência.
FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um método utilizado para prevenir falhas e analisar os riscos de um processo, através da identificação de causas e efeitos para identificar as ações que serão utilizadas para inibir as falhas.
Focando no modo de falha da pra distinguir facilmente os dois:
RCFA estuda o que causou a falha - ANTES
FMEA estuda as causas da falha - DEPOIS
FMEA: Análise dos Modos de Falha e Efeitos
O FMEA é uma metodologia sistemática para identificar problemas de produtos e processos antes que eles ocorram. Envolve a revisão do maior número de componentes, montagens, sistemas e subsistemas para identificar as falhas, modos de falha, suas causas e efeitos. Um FMEA é uma ferramenta de análise qualitativa que transforma as informações em dados quantitativos.Uma atividade FMEA bem-sucedida ajuda a identificar possíveis modos de falha baseados na experiência com processos similares ou baseados na física comum da lógica de falha.
RCFA - Análise da Causa Raiz
É uma investigação estruturada que ajuda a identificar a verdadeira causa do problema, e as ações necessárias para eliminá-la. Análise de Causa Raiz (RCA) é uma metodologia que demonstra ser de suma importância para a manutenção industrial, pois visa eliminar a reincidência de falhas para sair do modo reativo. A Análise de Causa Raiz (RCA) é qualquer processo dirigido por evidencias que , no minimo, revela as causa ocultas sobre eventos adversos passados, e assim, traz soluções e expõe oportunidades de melhoria duradouras. Lembrando que o principal de uma RCA é a investigação no local do incidente afim de coletar amostras, entrevistar testemunhas e analisar os fatos buscando as evidencias para que tirem conclusões corretas, não podemos nos apegar em suposições e hipóteses, toda analise deve ser baseada em EVIDENCIAS.
de produtos e processos antes que eles ocorra
É isso aí, quando é implementado um novo processo ou produto é feito o FMEA para entender e antecipar os modos de falha e seus devidos efeitos. O RCFA diz respeito à análise de falhas que ocorre após a falha e visa, mediante coleta de dados e uso ferramentas da qualidade como diagrama de Ishikawa, método dos 5 porquês, dentre outros, identificar as causas raiz de ocorrência e detecção e através disso propor as ações corretivas adequadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo